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Como começar um blog: Guia para iniciantes


mulher sentada em um sofá azul sorrindo ao olhar para seu notebook enquanto lê sobre como fazer um blog.

Empresas de todos os nichos gostariam de saber como começar um blog como uma forma de construir um público de longo prazo.

Entretanto, o inverso também ocorre, com mais e mais blogueiros iniciando negócios como uma extensão de seu blog. E faz sentido!

Isso porque, um dos maiores desafios que as novas empresas enfrentam é construir uma audiência para seus produtos e serviços.

Novos blogueiros, por outro lado, geralmente trabalham de trás para frente, construindo um público primeiro, publicando consistentemente um bom conteúdo e depois explorando maneiras de monetizar seu tráfego.

Saber como começar um blog é fácil se o seu intuito for apenas compartilhar conteúdo e ideias sem compromisso ou motivação financeira.

Mas se você estiver pensando em maneiras criativas de ganhar dinheiro como blogueiro no futuro, precisará ser estratégico sobre como configurar seu blog para o sucesso.

Portanto, este guia passo a passo analisará detalhadamente o que você precisa para saber como começar um blog e transformá-lo em uma fonte de tráfego e renda.

Ah! E embora nosso guia seja destinado a quem ainda não iniciou um negócio, também é relevante para qualquer empresa que queira entrar no jogo dos blogs.

O que é um blog?

Um blog é um site que consiste em conteúdo, geralmente focado em um tópico específico, que você adiciona regularmente.

Ao contrário de outras publicações e artigos, os blogs tendem a ter um tom pessoal, o que os ajuda a se conectar mais profundamente com seu público.

As pessoas iniciam blogs por diversos motivos, incluindo:

  • Compartilhar suas opiniões, paixões ou vislumbres de suas vidas

  • Ensinar aos outros o que eles sabem

  • Construir uma lista de e-mail

  • Desenvolver sua marca pessoal como especialista

  • Ganhar dinheiro online com AdSense

  • Uma combinação de qualquer um ou todos os itens acima

Por essas razões, blogar pode ser incrivelmente gratificante – especialmente quando completos estranhos começam a consumir seu conteúdo – mas também é um compromisso.

Quer você publique diariamente, semanalmente ou mensalmente, é importante ser o mais consistente possível, não apenas na frequência com que publica, mas também no tipo de conteúdo que publica.

É muito raro que os blogueiros vejam resultados imediatamente, portanto, para se manter motivado nos estágios iniciais, lembre-se do motivo pelo qual você está fazendo isso.

Como começar um blog sem dinheiro como iniciante

A parte mais difícil do blog é encontrar o tempo e as ideias que você precisa para fazê-lo de forma consistente. Começar, no entanto, é bastante simples.

Saber como começar um blog com potencial para ser um negócio se resume às seguintes etapas, que exploraremos neste tutorial:

  1. Encontre uma maneira de seu blog ganhar dinheiro

  2. Escolha um nicho para o seu blog

  3. Escolha uma plataforma e modelo de blog

  4. Escolha um blog e um nome de domínio

  5. Planeje sua estratégia de publicação

  6. Faça com que as pessoas leiam seu blog de forma consistente

Se você está se perguntando por que estamos falando de monetização primeiro, é porque precisamos pensar mais como um empreendedor do que apenas um blogueiro para tornar esse empreendimento lucrativo.

1. Encontre uma maneira de seu blog ganhar dinheiro

Isso pode parecer contra-intuitivo, mas se você está blogando para ganhar dinheiro, você deve começar com a parte do dinheiro primeiro e depois com a parte do conteúdo.

Sua estratégia de monetização determinará quais tipos de conteúdo você publica e como você cresce a longo prazo.

Então, para começar, você quer pensar mais como um empreendedor e menos como um artista.

Existem várias maneiras de monetizar seu blog, dependendo do tipo de blog que você decidir iniciar.

Por exemplo, unir um negócio de baixo investimento com um blog cria uma maneira sustentável de crescer com pouco custo além de tempo e energia.

Mas muitas pessoas pensam que usar algo como o Google AdSense é a única maneira de começar a ganhar dinheiro por algum motivo.

Embora os anúncios possam ser formas lucrativas de gerar renda com blogs, eles exigem grandes quantidades de tráfego antes de se tornarem economicamente viáveis.

Felizmente, existem muitas outras maneiras pelas quais um novo blogueiro pode monetizar mais rapidamente, sem a necessidade de ter um grande público.

Aqui estão 6 maneiras de monetizar:

1. Vendendo um livro

Um grande exemplo de alguém que fez isso foi o americano James Clear. Depois de escrever um blog de autodesenvolvimento, James escreveu o livro Atomic Habits para monetizar seu blog e capitalizar o conhecimento que adquiriu ao longo de anos escrevendo posts.

Este livro, vendido nos formatos digital e físico, não só tornou seu blog economicamente viável, como também o colocou na lista dos mais vendidos do New York Times.

2. Marketing de afiliados

Este método permite que você ganhe uma comissão toda vez que vender o produto de um parceiro.

Quando feito corretamente, as comissões de afiliados podem aumentar e ser uma ótima maneira de gerar renda passiva.

3.Produtos digitais

Os cursos on-line podem ser uma maneira natural de monetizar quem produz conteúdo para blogs.

Isso porque blogueiros de sucesso são criadores de conteúdo especializados, e os cursos capitalizam o conhecimento que você já possui.

4. Produtos físicos

Os produtos físicos se alinham com a mensagem da marca e tornam-se mais conhecidos e atrativos quando apresentados por blogs de referência.

5. Serviços

Se você é um aspirante a blogueiro, é provável que seja um especialista em uma determinada área e seja ótimo com as palavras.

Serviços como consultoria, coaching e palestras em eventos são ótimas maneiras de monetizar um blog.

6. Assinaturas

O Patreon não é apenas para YouTubers. Quando as pessoas encontrarem valor nas informações que você fornece, algumas estarão dispostas a pagar uma taxa mensal para acessar conteúdo exclusivo, tornando as assinaturas uma ótima maneira de monetizar um blog.

A verdade é que existem maneiras melhores e mais rápidas de ganhar dinheiro com seu blog que não exigem um grande volume de visualizações de página todos os dias. Isso é duas vezes mais verdadeiro se você puder construir um público fiel, não apenas um grande.

Sua consideração mais importante – mais do que ganhar dinheiro – será quem é seu público e como você vai atendê-lo.

Notebook sobre uma mesa de mármore preta com a página de um blog aberta na tela.

2. Escolha um nicho para o seu blog: Qual será a sua “coisa”?

Não há escassez de conteúdo na web. Pode parecer difícil se destacar, mas há duas maneiras de competir:

escolhendo um nicho específico para focar e criando conteúdo que tenha algo sobre ele que os leitores não encontrarão facilmente em outro lugar.

É importante escolher um nicho que “tenha um contímetro de largura, mas um quilômetro de profundidade”.

Isso garantirá que você possa criar conteúdo consistentemente evitando ficar sem ideias e influenciar o nome do seu blog.

Você também precisará garantir que o nicho escolhido crie um público alinhado à sua estratégia de monetização.

Quais produtos ou serviços esse público estaria interessado em comprar?

Você pode fazer isso de várias maneiras:

  1. Concentre-se em um local específico (por exemplo, São Paulo)

  2. Concentre-se em um segmento específico dentro de uma categoria maior (por exemplo, não apenas receitas, mas receitas veganas)

  3. Entregue seu conteúdo em um estilo ou voz diferente (por exemplo, humor)

  4. Competir com alta qualidade (por exemplo, postagens detalhadas sobre um tópico que ninguém mais está disposto a fazer).

O nicho que você escolher é importante, pois não apenas precisa ser um público que você possa atender de forma sustentável com um fluxo constante de ideias de conteúdo, mas, em última análise, determinará como você explora a monetização.

Desse modo, pergunte a si mesmo quais produtos ou serviços esse público gostaria de comprar?

Se você planeja monetizar com anúncios gráficos ou outras estratégias que mencionaremos adiante, é uma pergunta crítica a ser feita ao escolher um nicho para o seu blog.

Depois de ter algumas ideias para um nicho, faça uma análise da concorrência para a vertical específica.

Use uma ferramenta como o Ahrefs para ver o desempenho do conteúdo desse nicho e obter ideias para tópicos futuros.

Você não quer pular esta última etapa. Uma análise dos concorrentes pode ajudar a construir sua marca e criar uma voz única no espaço.

A chave para um blog de sucesso é procurar uma lacuna nas perspectivas e preenchê-la.

3. Escolha uma plataforma e modelo de blog

Antes de escrever sua primeira postagem no blog, você precisa configurar sua hospedagem de blog e sistema de gerenciamento de conteúdo.

É aqui que muitos aspirantes a blogueiros ficam presos se não tiverem certeza exata em qual plataforma devem investir seu tempo e dinheiro.

A escolha geralmente se resume a uma plataforma auto-hospedada ou hospedada:

  • Auto-hospedado. Essas plataformas geralmente oferecem mais opções de personalização, mas você ainda terá que pagar uma taxa mensal para hospedar o site por conta própria, e isso requer alguma configuração inicial.

  • Hospedado. Um site hospedado permitirá que você configure seu blog mais rapidamente. O Shopify, por exemplo, inclui hospedagem em todos os seus planos. No entanto, ao contrário do Shopify, alguns sites hospedados, como Blogger ou Wix, limitam as opções de personalização.

Ao escolher uma plataforma, você deve escolher uma que seja:

  • Fácil de usar

  • Não requer habilidades de codificação ou HTML

  • Que seja capaz de crescer com você

Durante sua jornada de blog, chegará um momento em que você poderá alterar a aparência e a funcionalidade do seu site à medida que sua marca amadurece, seu tráfego cresce e você tem mais postagens para organizar.

Você também vai querer garantir que ele tenha um ecossistema saudável de plug-ins e aplicativos — eles podem fazer muita diferença na otimização do desempenho do seu site, na execução de backups do site, no marketing do seu novo blog e na simplificação de tarefas.

Alguns blogueiros optam por contas de hospedagem gratuitas, como Medium e Tumblr, porque dão acesso a uma comunidade engajada de outros blogueiros e leitores na plataforma.

Discutiremos isso com mais detalhes posteriormente, mas é bom saber que você pode republicar suas postagens nessas plataformas para tirar proveito de seus públicos - você não precisa criar seu próprio blog nessas plataformas gratuitas para usá-las.

4. Escolha um blog e um nome de domínio

Depois de escolher seu nicho, considere comprar um novo nome de domínio (por exemplo, seublog.com).

Empresas como a Bluehost lhe darão um nome de domínio gratuito se você se inscrever em um plano de hospedagem.

Bluehost também oferece uma garantia de reembolso de 30 dias se você não estiver satisfeito com o serviço.

Comprar um nome de domínio é um bom momento para pensar sobre como você vai chamar seu site.

A menos que você esteja tentando criar um blog pessoal ou um site de portfólio, eu recomendaria não usar seu nome como seu domínio personalizado.

Você ainda pode ser o rosto do blog, mesmo que seu nome pessoal não esteja no URL, e é muito mais fácil construir uma marca pegajosa quando você cria um nome criativo que reflita seu mandato.

Ao escolher um nome de domínio, procure torná-lo:

  • Memorável

  • Divertido de dizer

  • Fácil de soletrar

  • Único

Escolher um nome para o seu blog pode ser tedioso, mas um bom nome de marca causa uma impressão memorável nos leitores e permite que eles saibam o que esperar da sua empresa.


Criando um blog

O design do seu site também pode afetar a otimização do seu mecanismo de pesquisa (SEO) e as métricas de engajamento no conteúdo do seu blog.

Os leitores fazem um julgamento rápido sobre a confiabilidade de um site com base em sua aparência e sensação.

O tempo de carregamento rápido às cores suaves e ilustrações divertidas, certamente te atrairá se você gosta de artes, artesanato e design.

A maioria de nós também pode se lembrar de pousar em um site mal projetado e pular quando ficou difícil encontrar o que estávamos procurando.

Dedique algum tempo para escolher um novo tema, pois isso pode fazer muita diferença no desempenho do seu blog.

Alguns aplicativos, que são plug-ins para estender a funcionalidade do seu site para blogueiros, incluem:

  • Postagens de blog relacionadas - para sugerir postagens relevantes e aumentar o engajamento do site

  • Blog Studio - para enfeitar suas postagens de blog com um construtor de artigos de arrastar e soltar

  • G2D Page & Blog Maker - para converter blogs do Google Docs

  • Philyra - para criar pop-ups de produtos elegantes com base em palavras-chave em seus blogs

Construindo no WordPress

O WordPress auto-hospedado é uma boa plataforma de blog para novos blogueiros. Observe que o WordPress só é gratuito se você usar .com.br

Se você usa o WordPress.org, precisará pagar pela hospedagem e pelo seu próprio domínio.

Caso você se inscreva em uma conta Bluehost, poderá instalar automaticamente o WordPress a partir do painel de hospedagem.

E se deseja iniciar um blog gratuito, pode escolher um tema no WordPress.com.

Existem muitos temas gratuitos do WordPress que você pode escolher, incluindo aqueles para blogs.

Se você não quiser escolher um tema imediatamente, clique em “Pular por enquanto” e no topo da página.

Desse modo, você será redirecionado para uma nova página onde poderá começar a criar seu blog.

Clique em Nomeie seu site, preencha suas informações e clique em Salvar configurações.

Em seguida, você deve escolher seu tema WordPress, seja um tema gratuito ou pago, se tiver algum dinheiro para gastar.

Encontre um tema gratuito em seu painel do WordPress na guia Aparência na barra lateral, vista na captura de tela abaixo.

Ou encontre ótimos temas WordPress para blogs em mercados como ThemeIsle ou ThemeForest.

Para instalar um tema externo de um site como ThemeIsle, vá para Appearance, depois Themes e clique em Install theme.

Há também muitos plug-ins do WordPress que você pode instalar para ajudar a comercializar suas páginas de blog.

Quer transformar seu blog WordPress em um mini site de comércio eletrônico?

O botão Comprar da Shopify permite que você venda em qualquer site ou blog WordPress.

Em suma, tudo o que você precisa é de um produto para vender e está pronto para lançar em apenas alguns cliques.

5. Planeje sua estratégia de publicação

Todo blogueiro precisa manter um suprimento saudável de ideias , e isso ajuda se você planejar com antecedência para garantir que nunca fique sem ideias.

Crie um calendário de conteúdo para ajudá-lo a acompanhar suas ideias (e manter-se no caminho certo também).

Você pode usar uma planilha simples para planejar seu calendário de conteúdo, mas eu recomendo o Trello, pois é gratuito e também é um bom lugar para despejar ideias e organizá-las.

Seu calendário de conteúdo deve incluir:

  • Qual conteúdo você está criando.

  • Quais públicos você está segmentando.

  • Em quais canais de distribuição você lançará e em que data.

Você pode usar uma planilha simples para planejar seu calendário de conteúdo. No entanto, existem ferramentas muito mais eficazes disponíveis.

Trello, Airtable ou Asana são ótimas opções porque tornam a organização do conteúdo mais intuitiva.

Mix de conteúdo

Pensar no seu mix de conteúdo também é importante para ter uma noção do escopo do seu blog e quais categorias/tags você pode usar para organizar tudo à medida que adiciona mais conteúdo no futuro.

Alguns tipos de postagens de blog para incluir são:

  • Conteúdo perene. Este é um tipo de conteúdo que responde a perguntas comuns que as pessoas têm. O conteúdo Evergreen é, em sua essência, educacional.

  • Conteúdo tópico. O conteúdo tópico capitaliza os eventos ou tópicos em alta no momento. O melhor do conteúdo tópico é que ele pode impulsionar o crescimento rápido nos canais sociais quando feito corretamente. No entanto, não faça disso a pedra angular da sua estratégia Use o conteúdo tópico estrategicamente, mas não se apoie nele para obter tráfego. É imprevisível.

  • Conteúdo curado. O conteúdo com curadoria pode ser uma ótima maneira de aumentar sua estratégia de conteúdo original. A web é um lugar grande, e os leitores apreciam conteúdo cuidadosamente selecionado que se alinha com seus valores e interesses.

  • Peças de destaque. As entrevistas podem ser uma ótima maneira de criar conteúdo rico em estilo editorial. As reportagens contam uma história e levam os leitores às mentes e vidas de pessoas extraordinárias. Entrevistas com pessoas notáveis ​​podem ser uma ótima maneira de construir autoridade à medida que você ganha alguma credibilidade por associação.

  • Conteúdo visual. Conteúdo visual é algo que todos os blogueiros deveriam ter em sua estratégia. Os mecanismos de pesquisa recompensam postagens de blog que incorporam vídeos, imagens originais e gráficos.

  • Conteúdo interativo. Os questionários podem ser uma ótima maneira de aumentar o engajamento, como o tempo na página, e descobrir insights mais profundos sobre seu público.

Planejamento

Tente planejar suas postagens de blog com pelo menos um mês de antecedência e publique em uma programação consistente para que seu público tenha uma ideia de com que frequência esperar novos conteúdos.

Você sempre pode ajustar o calendário se uma história de recurso aparecer e precisar ser publicada rapidamente.

Antes de escrever posts no blog, escreva um esboço. Embora este seja um passo que alguns blogueiros podem optar por pular, escrever um esboço é uma maneira eficaz de atingir todos os pontos que você precisa atingir.

Isso ajudará a garantir que você inclua palavras-chave relevantes e libere sua mente do destino para que você possa se concentrar na jornada.

Quando você terminar de escrever sua postagem no blog, antes de clicar em Publicar, aqui estão algumas coisas simples que você deve fazer:

  • Edite seu trabalho. Embora voltar com olhos novos e usar uma ferramenta como o Grammarly possa ajudar a detectar erros de sintaxe e gramática, ter um editor humano para trocar ideias pode ajudar a levar suas postagens de blog para o próximo nível.

  • Certifique-se de ter organizado as informações em uma hierarquia de títulos. Os subtítulos ajudam a escalabilidade e tornam a peça mais acessível para os leitores.

  • Títulos de workshops e imagens de compartilhamento social. Um título e uma imagem podem fazer ou quebrar sua distribuição. Embora não aconselhamos criar clickbait, títulos e imagens que se destacam nos feeds sociais e inspiram curiosidade são vitais para que as pessoas leiam seu trabalho.

Tenha em mente que você não vai aumentar seu público da noite para o dia. Você terá alguns acertos e alguns erros, mas precisa continuar crescendo.

Mulher jovem olha sorridente para seu notebook enquanto aprende sobre como fazer um blog.

6. Faça com que as pessoas leiam seu blog de forma consistente

Costumamos falar sobre aumentar o público depois que começamos a publicar. Mas se você quiser ganhar impulso rapidamente, precisa começar a pensar nisso antes mesmo de lançar.

Muitos blogueiros lutam com a distribuição, e acho que há duas razões para isso:

  1. Eles não têm uma estratégia de distribuição concreta e repetível em seu processo de publicação.

  2. A publicação já é uma experiência estressante, e amplificar seu alcance a torna muito mais assustadora.

O último é algo que você eventualmente supera, mas o primeiro requer algum pensamento inicial e investimento de tempo antes do lançamento.

Então, vamos percorrer algumas das maneiras de planejar o crescimento e tirar o máximo proveito de cada postagem que você criar.

Comece a coletar e-mails o mais rápido possível

Não importa em qual plataforma você esteja blogando, você deve se concentrar em obter assinantes de e-mail.

Cada novo assinante é um sinal de que você está fazendo algo certo e é um leitor repetido em potencial que você pode alcançar facilmente.

Mesmo que você mude de plataforma no futuro ou decida começar algo novo, sua lista de e-mail permanece com você.

Mas não basta ter apenas uma lista de assinantes. Você precisa capturar esses e-mails a cada passo e faz isso com formulários de contato.

Um bom hábito é incorporar formulários de contato diretamente em seu conteúdo ou página inicial com uma chamada para ação para se inscrever.

Você pode até incorporar um em um pop-up de saída para converter visitantes abandonados em assinantes.

Muitas soluções de email marketing permitem que você crie e use esses formulários facilmente.

Você pode até gerar um link que direciona para uma página de contato separada à qual você pode vincular em suas postagens de blog, mídia social e assinatura de e-mail.

Lembre-se de que as pessoas não vão se inscrever no seu blog se você não pedir e se você não facilitar para elas.

Toda vez que você apertar o botão Publicar, você deve enviá-lo por e-mail para sua lista – um processo que você pode automatizar no futuro assim que entrar no ritmo das coisas.

Faça um brainstorming de oportunidades para ir atrás do tráfego do mecanismo de pesquisa

Usando a pesquisa de palavras-chave, você pode ter uma ideia de quanto volume de pesquisa existe para consultas de pesquisa específicas no nicho do seu blog.

Quanto maior o número, maior a demanda por um tópico e mais tráfego você pode gerar a longo prazo.

A maneira mais fácil de fazer isso é usar o Ubersuggest e inserir termos de pesquisa da perspectiva do seu público para tentar descobrir ideias interessantes de postagens.

As consultas que começam com “como fazer” ou “melhor” são um bom ponto de partida.

Mesmo que você não consiga um lugar na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa, você terá uma ideia de conteúdo com demanda comprovada.

Mas se você quiser mirar alto, pode aprender mais sobre SEO. E se você estiver na Shopify, considere o aplicativo gratuito de verificação de SEO para otimizar suas postagens.

Defina sua estratégia de mídia social

A princípio, pode parecer uma jogada inteligente estar em todas as plataformas de mídia social, mas isso fica difícil de gerenciar rapidamente e nem sempre é eficaz.

Em vez disso, concentre-se nos canais em que seu público passa mais tempo. Eles participam de comunidades ou fóruns específicos?

Eles estão no TikTok versus no Facebook? Dependendo do seu nicho e dos seus recursos, sua escolha de canais irá variar.

Uma página do Facebook é um bom recurso para qualquer blogueiro que esteja disposto a pagar para promover seu conteúdo.

Por outro lado, um blogueiro de comida consciente dos custos provavelmente terá muito mais engajamento gratuito no Pinterest e no Instagram do que no Twitter.

Você também pode criar vídeos curtos no TikTok para promover suas postagens no blog sobre qualquer assunto.

Por exemplo, Oh Happy Day, uma loja online de artigos para festas, acessou sua crescente lista de mais de 1,7 milhão de seguidores toda vez que publica uma postagem no blog.

Também não negligencie suas redes pessoais - seus amigos e familiares são um grande público inicial.

Reduza, reutilize e ressurja seu conteúdo

Você não pode publicar grandes posts todos os dias. Um bom blogueiro sabe como reutilizar e redirecionar seu conteúdo para tirar o máximo proveito dele.

Então, aqui estão algumas ideias de postagem para manter em mente à medida que você avança:

  • Crie “micro-conteúdo” para mídias sociais a partir de postagens existentes, com ferramentas gratuitas como o Canva.

  • Publique um resumo das postagens anteriores do blog com um tema comum (por exemplo, “Nossas melhores postagens de 2022”).

  • Recrie postagens de blog como outros tipos de conteúdo, como infográficos ou questionários.

  • Republique regularmente seu conteúdo em sites de blog com públicos integrados, como Medium , LinkedIn ou Tumblr , para obter uma exposição mais precoce. Adicione um link para o título da postagem original no topo (“Publicado originalmente em youblog.com”) para aumentar suas chances de receber cliques de volta ao seu site.

  • Ocasionalmente, atualize e republique conteúdo antigo após um bom tempo para aumentar a classificação na Pesquisa do Google. Isso funciona muito bem com conteúdo sazonal (por exemplo: “10 Ideias de fantasias para o Carnaval”).

  • Considere aceitar postagens de convidados assim que começar a acumular seguidores. Os autores convidados provavelmente também compartilharão esse conteúdo com seu próprio público.

  • Adicione links para conteúdo relacionado dentro e no final de suas postagens.

  • Torne-se um convidado do podcast e discuta alguns tópicos do blog sobre os quais você já escreveu.

Quando o tempo é dinheiro e você está no negócio de blogs, você precisa constantemente extrair mais valor de seus esforços.

Entenda a análise para entender seu público

As melhores oportunidades estão escondidas em seus dados.

Dependendo da plataforma escolhida, você terá métricas diferentes para analisar, mas pelo menos verá o número de visualizações e de onde vêm seus visitantes, o que pode dizer muito sobre seu desempenho.

Esteja você, usando um blog WordPress ou Wix, reserve um tempo para configurar o Google Analytics em seu site (é grátis).

Você pode obter insights mais profundos, como a quantidade média de tempo que as pessoas passaram lendo sua postagem.

Do mesmo modo, você pode saber a qualidade dos leitores provenientes de diferentes fontes e até o número de leitores em tempo real.

Os dados também podem ser usados ​​como alavanca para os blogueiros.

A capacidade de provar quanto tráfego você traz é um grande trunfo que aumenta a probabilidade de outras pessoas quererem trabalhar com você ou obter acesso ao seu público.

Notebook branco em evidencia dentro de um escritório enquanto uma mão aparece utilizando seu teclado para ilustrar o blog corporativo.

Como começar um blog: faça dinheiro com blog empresarial

Seja sua primeira vez ou você já fez isso um milhão de vezes, é o seu público que determina o sucesso do seu trabalho.

Portanto, concentre-se em aumentar esse público à medida que você adiciona novos conteúdos regularmente e verá seu tráfego e alcance crescerem também.

Blogar não é apenas divertido e gratificante – é também um dos muitos caminhos para o empreendedorismo.

Se você pensa como um empreendedor quando inicia seu blog e mira alto quando se trata de crescimento, pode construir um público valioso que pode ajudar a impulsionar seus negócios por muito tempo.

Marketing de Conteúdo | ORUN Company

Saber como começar um blog é muito importante para crescer qualquer negócio online e turbinar seu trabalho de SEO.

Entretanto, é preciso saber criar um conteúdo completo e de valor, que satisfaça as dúvidas e curiosidades do seu público-alvo.

Isso porque após a última grande atualização do algoritmo do Google, chamada de Spam Update, a importância da qualidade e da profundidade do conteúdo criado se tornaram ainda mais relevantes para o ranqueamento orgânico do seu site.

Portanto, criar conteúdo é um trabalho meticuloso e que exige muito esforço por parte de quem se propõe a fazer.

Sabendo disso, a ORUN Company tem os melhores profissionais para a criação de conteúdo otimizado para blogs de todos os nichos.

Se você é empreendedor e quer ver o seu site nas primeiras páginas do Google, entre em contato conosco para criar uma estratégia de conteúdo e SEO totalmente voltadas para o crescimento do seu negócio.


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