top of page

Como escrever uma série: criativa e técnica


Mulher sorrindo enquanto olha como escrever uma série criativa e técnica.

Saber como escrever uma série não é fácil. Pelo contrário. Esta é uma verdadeira produção intelectual, que exige uma mistura eficaz de espírito criativo e um método de trabalho rigoroso. Felizmente, os recursos são numerosos e nós o guiaremos em sua abordagem.

A qualidade atual da série pode intimidar perfeitamente o mais experiente dos autores de ficção, pois o trabalho exigido é colossal e meticuloso.

Ser capaz de escrever uma série coesa, emocionante e divertida a longo prazo não é fácil e vai exigir bastante neurônios e tempo.

Também notamos que, uma série geralmente se beneficia de um criador/showrunner principal e vários roteiristas, que trabalham juntos na estrutura geral das temporadas e na escrita dos episódios como tal.

No entanto, existem alguns truques para ajudar quem quer começar a escrever um roteiro para ganhar eficiência. Alguns pontos de método que, se seguidos, facilitarão muito para escrever uma série.

Escreva um roteiro a partir de uma ideia

Toda boa série de televisão começa com uma ideia. Sem ela, nenhuma continuação é possível. Isso é lógica.

É esta ideia original que terá de crescer, amadurecer gradualmente, fazendo-a seguir etapas específicas.

Isso porque, é a partir dela que, passo a passo, a história geral vai tomando forma e que um cenário real vai sendo criado.

Sua ideia pode ser completamente vaga no início, e tudo bem. Sente-se em frente ao computador ou pegue uma folha de papel e uma caneta e comece a escrever tudo o que vier à mente.

Esta é uma etapa crucial no desenvolvimento do seu projeto de série. O importante é que a ideia esteja fixada, fora da sua cabeça.

Assim, ela começará a mudar de forma em sua mente e você a observará de novos ângulos.

Essa fase do trabalho pode parecer totalmente louca e confusa às vezes, mas é necessária. É preciso saber alternar entre as fases rigorosas e as mais criativas.

Toda a intenção que você dará ao seu roteiro ainda está em fase de rascunho. Você está formulando suas intenções, desenvolvendo o conceito geral de sua série, definindo sua própria identidade. Este passo será muito útil para você ao escrever sua nota de intenção.

Este processo criativo permite definir os principais pontos do seu trabalho futuro. É interessante começar, por exemplo, com alguns ensaios de título e dar explicações sobre cada um deles. É também o momento em que se define a diretriz de toda a série.

Os principais eixos narrativos são elaborados

Com parágrafos explicando cada um deles. Você pode ser mais ou menos evasivo no momento, dependendo do que está em sua mente.

Da mesma forma, é importante começar a desenhar seus personagens e traçar suas principais linhas de ação.

Algumas informações sobre seus traços de caráter, para melhor identificá-los, é uma boa maneira de começar efetivamente a escrever um roteiro para uma série.

Se você já vê a sua série a longo prazo, com várias histórias, agora é a hora de descrever cada uma delas, mesmo que você possa alterá-las posteriormente durante o desenvolvimento e até mesmo durante a transmissão.


Roteiro cinematográfico master scene com uma caneta preta sobre o papel.

Estruturando a série: os arcos narrativos

Uma vez que as primeiras ideias tenham sido colocadas no papel ou salvas em seu computador, permita-se algum tempo para pensar sobre a estrutura do seu cenário.

É um momento decisivo porque é a estrutura de uma série que vai moldá-la e dar-lhe todo o seu relevo.

A melhor maneira de estruturar efetivamente um enredo para uma série é pensar nos arcos da história.

O que é chamado de arco na verdade se refere à estrutura narrativa do enredo de uma série.

É a ascensão e queda da tensão, ritmo e fonte de um enredo que normalmente abrange vários episódios, ou mesmo uma temporada inteira.

Uma série pode muito bem ter vários arcos narrativos que serão espalhados por várias temporadas, por exemplo. O espectador é assim mantido em suspense graças às voltas e reviravoltas da escrita.

O princípio de um arco narrativo é atrair o espectador para um universo muito específico, apresentando-lhe um cenário, lugares, personagens e qualquer possibilidade de um problema a ser resolvido, uma luta a ser travada, um objetivo a ser alcançado.

Este é o momento decisivo da escrita onde é crucial apresentar ao espectador o que vai animar a busca dos protagonistas ao longo do arco narrativo.

Muitas vezes, os protagonistas terão que enfrentar toda uma série de crises e conflitos laterais, que serão resolvidos oportunamente, mas o arco narrativo sempre permanece sem solução.

Representa o objetivo principal dos protagonistas por um determinado tempo e possibilita manter efetivamente a curiosidade do espectador.

A culminação de um arco narrativo corresponde à resolução do problema principal que permaneceu latente ao longo de uma temporada, por exemplo.

O arco - de fato

A criação de um arco de história é um momento crucial quando você decide escrever uma série.

Sem ele, a série não tem estrutura. E sem estrutura, é muito complicado para o espectador acompanhar efetivamente o conceito do seu projeto.

Seu principal objetivo é fazer com que o espectador queira assistir sua série e, principalmente, continuar assistindo dia após dia.

Para manter esse desejo no espectador, apenas uma estrutura narrativa inteligentemente equilibrada será eficaz.

Se a tensão narrativa for muito grande, o espectador pode achar difícil segurar o comprimento; por outro lado, uma “voltagem muito baixa” pode ter o efeito de entediar, até mesmo colocar o público para dormir.

Escreva um piloto de sua série

Uma vez que sua ideia está no papel, você pensou sobre a estrutura narrativa, é hora de começar a trabalhar: você tem que começar escrevendo um piloto.

Se você decidir escrever o roteiro de uma série, é porque certamente tem o objetivo de que um dia ela seja transmitida na televisão ou em plataformas de streaming.

Para mostrar tudo de que você é capaz e, acima de tudo, provar a todos o incrível potencial de sua criação, você precisa montar um episódio piloto.

É este episódio que servirá de teste e prova de seu talento ou potencial de sua série para os produtores e também para o público.

Trata-se de apresentar efetivamente o universo em que sua ficção se passará, mas também o conceito em suas grandes linhas, assim como os primeiros rascunhos de uma estrutura potencial e os personagens principais.

É essencial atacar com força desde o início, para se destacar facilmente dos milhares de outros projetos que nascem todos os dias.

Um bom ponto é começar com um visual marcante, por exemplo. Isso terá um impacto na sequência: o espectador fica intrigado desde o início, é desafiado e quer ficar na frente da sua tela.

Bom ponto para você. Seja uma cena ao ar livre com uma paisagem cuidadosamente fotografada ou uma cena interna engraçada, é aconselhável atacar com força desde o início.

Descreva tudo durante sua fase de escrita, dedicando tempo para pensar nos mínimos detalhes.

Cada detalhe é importante

Cada minuto na tela é um tempo precioso, então no início do piloto é importante focar nos personagens. Esta é a melhor forma de criar identificação por parte dos espectadores.

É assim que você terá visualizações suficientes para continuar além de uma temporada. Ao escrever o piloto, lembre-se de enriquecer corretamente as fases de diálogo entre os personagens com inúmeras anotações.

É necessário, a partir da escrita, que o jogo dos atores esteja implícito, que o universo seja modelado e existente em seu espírito.

Também é necessário criar a tensão do piloto. Apresente nas primeiras páginas qual é o objetivo a ser alcançado pelos heróis.

Mas, acima de tudo, é essencial colocar desde as primeiras páginas os pontos de oposição a esse objetivo geral.

É assim que você conseguirá criar uma tensão dramática desde o início e, portanto, certamente entusiasmo pela sua criação.

Roteiro cinematográfico em formato master scene.

A bíblia da série de TV e streaming

Os produtores recebem muitos projetos e são solicitados em excesso. Entretanto, não desanime, estamos em tempos de oportunidades (grande oferta de canais de TV + surgimento de serviços de streaming) e o potencial de conseguir um espaço é real.

Mas para isso, você ainda tem que fazer as coisas da forma correta. E escrever um bom dossiê, também chamado de Bíblia, é essencial para ser notado de uma maneira positiva no mercado.

Para ser exata, você precisa de duas coisas:

Uma bíblia completa, densa e estruturada com todas as informações necessárias sobre seus personagens, arcos narrativos e o universo, mas também um documento mais sintético, aquele que você enviará antes, para convencer os players a lerem a Bíblia.

Não hesite em mencionar, neste, a existência de uma bíblia mais completa. Sua Bíblia irá facilmente correr por dezenas de páginas, e não é assim que você deve seduzir um produtor / produtora / canal / plataforma.

A bíblia apresenta muitos elementos incluindo (lista não exaustiva): o mundo da série, a história, as regras, os personagens, seus arcos narrativos, os conflitos... interações de personagens.

Em suma, a bíblia é a origem da série, o seu coração, vivo, em perpétua evolução.

Envie o roteiro para TV e Plataformas de Streaming

Você pensou, projetou, escreveu, tudo o que resta é ter seu programa transmitido! Não é a parte mais fácil, mas existem soluções que permitem dar a conhecer ao grande público todo o seu talento.

É um universo relativamente compartimentalizado o da produção audiovisual. Não é fácil para um neófito encontrar seu lugar ali. Uma das técnicas que podem funcionar seria usar sua rede de conhecidos, ou seja, seu network. (aliás, tenha um network!)

Por meio de um amigo, por exemplo, que pode conhecer um roteirista que já faz parte do universo que você está tentando alcançar, é um caminho.

Muitos destinos mudaram da noite para o dia graças à simples rede de relacionamentos. Esta rede deve ser constantemente desenvolvida, mantida e enriquecida.

Esta é uma parte integrante do trabalho, especialmente no início de uma carreira. Se você tiver sucesso, será menos afetado por esse problema.

Mesmo que hoje a Netflix faça algumas produções mais “ambiciosas”, nada impede você de cruzar fronteiras e tentar realizar seu projetos em outros idiomas, inclusive, por outras plataformas.

Muitos festivais de roteiros são organizados em todo o mundo. É uma ótima maneira de divulgar seu nome e habilidades.

Mesmo que você não ganhe o concurso, é bem provável que você chame a atenção de um dos membros do júri.


bottom of page