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Conheça a importância do conteúdo de SEO para empresas B2B SaaS

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Se você tem uma empresa B2B SaaS (Software como Serviço), é essencial que você entenda a importância do conteúdo de SEO para sua estratégia de marketing digital.

Conheça a importância do conteúdo de SEO para empresas B2B SaaS

O marketing digital tornou-se uma parte fundamental da estratégia de crescimento de muitas empresas B2B SaaS nos dias de hoje. E, dentro desse contexto, o SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas mais importantes para a geração de tráfego qualificado e crescimento orgânico.

No entanto, muitas empresas ainda subestimam a importância de produzir conteúdo relevante para o SEO, o que pode comprometer o sucesso de sua estratégia.

Neste artigo, vamos explorar a importância do conteúdo de SEO para empresas B2B SaaS e como isso pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência, gerar mais leads qualificados e aumentar a sua autoridade de marca.

O que é conteúdo SEO B2B SaaS?

O conteúdo de SEO para B2B SaaS consiste em postagens de blog, artigos longos e guias detalhados otimizados para mecanismos de pesquisa e projetados para responder às perguntas mais comuns do seu público em todas as etapas do funil.

Em palavras mais simples, o conteúdo SaaS SEO ajuda você a atingir pessoas que:

  • Estão pesquisando ativamente os problemas que seu produto resolve.

  • Estão procurando por diferentes softwares para resolver seus problemas.

  • Conhece sua marca e quer saber mais sobre ela.

  • Está pronta para comprar seu produto.

O conteúdo de SEO é baseado nas consultas de pesquisa do seu público identificadas após uma pesquisa aprofundada de palavras-chave. As palavras-chave são organizadas em grupos de tópicos e, em seguida, artigos dedicados são criados e otimizados para cada palavra-chave.

Isso cria a autoridade tópica do seu site e ajuda a classificação do seu conteúdo para quaisquer palavras-chave relacionadas ao seu tópico de destino.

Para exemplificar a importância de ter uma presença forte nas páginas de pesquisa, vamos utilizar como exemplo a Agendor, uma das principais ferramentas de gestão de pessoas. Essa empresa é um excelente exemplo de empresa SaaS que usa conteúdo de SEO para crescimento.

Print de uma página de resultados do Google.

Este artigo no blog da Agendor ocupa o primeiro lugar para a palavra-chave “ferramentas para gestão de pessoas”.

Seu título, subtítulos e conteúdo do corpo são otimizados para essa palavra-chave e seguem todas as práticas recomendadas de conteúdo de SEO.

Como resultado, o trabalho de SEO atrai milhares de visitantes por mês para a empresa.

Print do SEMRush.
Fonte: SEMRush

Resumindo, o objetivo principal de uma estratégia de conteúdo de SEO é atrair tráfego de pesquisa relevante para seu site SaaS, criar autoridade de marca por meio de conteúdo de alta qualidade e gerar inscrições gratuitas e solicitações de demonstração para seu produto.

Por que o conteúdo de SEO para SaaS B2B é tão importante?

Por que as empresas de SaaS devem se preocupar com o conteúdo de SEO? Porque uma pesquisa mostra que 68% de todas as experiências online começam com um mecanismo de pesquisa. Sem conteúdo de SEO, você perderá a maioria desses usuários.

Mas essa é apenas uma das muitas razões pelas quais o conteúdo de SEO é crucial para as empresas B2B SaaS.

Deixe-me explicar algumas das outras razões com mais detalhes.

1. Gera tráfego de pesquisa orgânica para seu site

Um negócio online precisa de tráfego para gerar leads, clientes e receita. E é aqui que o conteúdo de SEO é extremamente importante.

Isso porque o SEO ajuda você a gerar tráfego altamente qualificado do Google, o maior mecanismo de pesquisa do mundo e o local de destino dos usuários quando procuram informações.

Pesquisas mostram que investir em uma estratégia de marketing de conteúdo SEO resulta em 434% mais páginas indexadas nos mecanismos de busca. Isso é lógico e faz todo o sentido.

A maioria das empresas B2B SaaS aplica algum grau de SEO à página inicial e às páginas de recursos de seus sites. Mas como essas páginas raramente são atualizadas ou alteradas, elas fornecem muito pouco conteúdo para os mecanismos de pesquisa indexarem.

Em comparação, uma empresa de SaaS que cria regularmente postagens de blog, artigos longos e conteúdo útil pode segmentar diferentes palavras-chave para direcionar o tráfego qualificado dos mecanismos de pesquisa.

Tráfego de busca e o funil de marketing de conteúdo

Uma estratégia abrangente de conteúdo de SEO identifica as palavras-chave mais relevantes e lucrativas em cada estágio do funil e ajuda a direcionar o tráfego para todos os tipos de intenção do usuário.

Resumindo, o estágio ToFu atrai mais tráfego e ajuda você a convertê-lo em leads usando o conteúdo MoFU. E, finalmente, o conteúdo do BoFU converte esses leads em clientes.

Vamos examinar isso com mais detalhes.

Topo do Funil (ToFu)

Nesta etapa, seu objetivo é explicar o básico do seu nicho, segmentando palavras-chave informativas com alto volume de pesquisa.

Essas palavras-chave direcionam a maior parte do seu tráfego e alimentam os outros estágios do funil de marketing. Idealmente, mais de 50% do seu conteúdo deve ser criado em torno de palavras-chave informativas.

Meio do Funil (MoFu)

Essa parte do funil tem como alvo palavras-chave navegacionais e comerciais. Seu conteúdo nesta etapa educa seus leitores sobre seu produto e os transforma em leads e usuários gratuitos.

Fundo do Funil (BoFu)

Por fim, esse estágio do funil visa palavras-chave transacionais para atrair pessoas prontas para comprar seu produto.

Essas palavras-chave têm baixo volume de pesquisa, mas alta intenção de compra. O objetivo principal do conteúdo BoFu é impulsionar as vendas, e é por isso que é o conteúdo mais lucrativo com um ROI direto.

À medida que sua biblioteca de conteúdo cresce, ela é classificada para mais palavras-chave e gera mais tráfego.

Tudo isso é impossível com o uso de conteúdo de SEO.

2. Cria reconhecimento e autoridade da marca

As pessoas compram de marcas nas quais confiam e percebem como especialistas.

Qual é a melhor maneira de estabelecer a expertise da sua marca? Demonstrando seu conhecimento por meio de conteúdo de SEO aprofundado, acionável e de alta qualidade.

Aqui está o que um estudo recente envolvendo milhares de profissionais de marketing B2B descobriu.

Gráfico mostrando os benefícios da criação de conteúdo para empresas B2B SaaS.
Fonte: Content Marketing Institute

Como você pode ver, os quatro principais benefícios do marketing de conteúdo estão todos relacionados à criação de reconhecimento, confiança e fidelidade à marca.

Quanto mais uma marca investe na criação de conteúdo educacional, mais as pessoas a consideram uma autoridade.

Mas qual é o processo de construção de autoridade de uma perspectiva de SEO?

Em termos de SEO, construímos autoridade de marca cobrindo um tópico de vários ângulos de forma abrangente. Em vez de segmentar uma palavra-chave ampla, uma estratégia de SEO focada em autoridade visa classificar várias páginas para diferentes palavras-chave intimamente relacionadas ao seu tópico principal.

Isso ajuda uma marca a criar clusters tópicos que contêm várias páginas otimizadas para diferentes palavras-chave no mesmo tópico amplo.

Também aumenta a autoridade tópica do site nos resultados de pesquisa e ajuda a dominar as classificações da mesma.

Como resultado, seu site começa a aparecer para todas as palavras-chave de pesquisa populares, direcionando uma quantidade significativa de tráfego para seu site e aumentando o reconhecimento de sua marca.

Aqui está uma ilustração de um modelo de cluster tópico.

Exemplo de estratégia de topic cluster.
Clique na imagem para ampliar.

Por exemplo, uma empresa SaaS tentando construir autoridade tópica em torno de “gerenciamento de projetos” deve idealmente criar conteúdo otimizado em torno das seguintes palavras-chave.

  • Dicas de gerenciamento de projetos

  • Boas práticas de gerenciamento de projetos

  • Erros de gerenciamento de projetos

  • Ideias de gerenciamento de projetos

  • Software de gerenciamento de projetos

  • Modelos de gerenciamento de projetos

  • Metodologia de gerenciamento de projetos

  • Tipos de gerenciamento de projetos

  • Gerenciamento ágil de projetos

  • Gerenciamento de projetos em cascata

Estas são apenas algumas das palavras-chave que podem ser encontradas ao pesquisar o tema de gerenciamento de projetos.

No entanto, mergulhamos muito mais fundo ao criar clusters tópicos para nossos clientes.

Essa abordagem ajuda a gerar tráfego de várias palavras-chave, cria sua autoridade de pesquisa e aumenta o reconhecimento da marca.

3. Ajuda seu site a obter mais backlinks

Para superar seus concorrentes em palavras-chave de pesquisa de alto tráfego, você precisa de backlinks fortes .

Um estudo de pesquisa da SEMRush encontrou uma relação direta entre backlinks exclusivos e classificações de pesquisa.

A melhor maneira de obter backlinks? Crie conteúdo de SEO de alta qualidade.

Otimizar seu conteúdo para as palavras-chave certas, responder de forma abrangente às perguntas do seu público e adicionar elementos dignos de links relevantes aos seus artigos os tornam recursos perfeitos para atrair backlinks.

Mas essa não é a única maneira pela qual o conteúdo de SEO ajuda na criação de links.

A pesquisa mostra que quanto mais alta uma página é classificada nos resultados de pesquisa, mais rápido ela obtém backlinks.

Isso faz todo o sentido porque uma classificação mais alta significa mais tráfego e exposição. E mais tráfego significa mais chances de obter backlinks (se o seu conteúdo for bom o suficiente).

Portanto, a criação de conteúdo de SEO inicia um ciclo de crescimento para o seu conteúdo que continua direcionando o tráfego para o seu site e o ajuda a obter mais backlinks.

4. Ajuda os usuários a obter mais valor do seu produto

A retenção de clientes está entre os desafios de negócios mais significativos para as empresas de SaaS. Um grande motivo pelo qual os clientes não renovam sua assinatura é a falta de valor que obtêm de um produto.

Muitas vezes, essa falta de valor não ocorre porque um produto não possui os recursos certos. Em vez disso, os clientes não percebem o verdadeiro potencial dos produtos de tecnologia e muitas vezes não têm criatividade para usá-los em todo o seu potencial.

É aqui que o conteúdo de SEO pode ser um divisor de águas para sua marca.

Você pode identificar os desafios mais comuns de seus clientes ao usar seus produtos e resolvê-los por meio de conteúdo detalhado, aprofundado e de alta qualidade.

Publique instruções, guias passo-a-passo e tutoriais que mostrem a seus clientes como eles podem obter o máximo valor de seu produto.

5. Reduz o custo de aquisição de leads

O conteúdo de SEO é um investimento de longo prazo que continua se pagando mesmo anos após sua criação.

Depois de publicar um artigo ou conteúdo em seu site, ele se torna o ativo de sua marca. Quanto mais alto ele estiver nos resultados de pesquisa, mais tráfego, leads e clientes ele gera.

Então, digamos que você ganhe R$ 500 por cliente por mês, em média. Se você gastar R$ 400 criando um artigo detalhado e otimizado para sua palavra-chave alvo, precisará atrair apenas um cliente para seu ROI ficar positivo.

Na realidade, porém, não há limite para a quantidade de tráfego, leads e clientes que um artigo bem pesquisado e otimizado pode atrair para o seu site.

Você está pronto para investir em conteúdo de SEO para seu SaaS B2B?

Se você tem uma empresa SaaS e quer expandir seu mercado, a ORUN pode ajudar a conquistar uma presença digital constante e autoridade de marca através de uma estratégia de SEO bem executada.

Além disso, você pode obter tráfego qualificado e fidelizar seu público através de uma estratégia de conteúdo relevante.

A ORUN pode fazer com que a sua empresa se destaque da concorrência e assim, alcançar seus objetivos de crescimento a longo prazo através de uma estratégia de SEO personalizada e eficaz.

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