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Nova era empresarial: dicas para melhorar o atendimento

Estamos vivendo na era da escolha, em que os clientes têm o poder de compra, decisão e interesse. Nesse cenário, é fundamental que as empresas se adaptem e adotem uma cultura voltada para a jornada do cliente.

Caso você esteja trabalhando em uma função voltada para o cliente, gerenciando uma equipe em um contact center ou procurando melhorar a experiência do cliente em nível de toda a empresa, use essas dicas e habilidades de atendimento ao cliente para garantir que você esteja no topo de seu negócio.

Afinal, além da era tecnológica, também estamos na era da “escolha”. Sim, o cliente sabe que o poder de compra, decisão e interesse são dele, antes de mais nada, e é por isso que a sua empresa precisa saber para se adaptar e adotar uma cultura da jornada do cliente.

16 melhores práticas de atendimento ao cliente

Aqui estão algumas dicas de atendimento ao cliente praticadas pelas grandes corporações quando se trata de atendimento ao consumidor. Esta é uma lista com as melhores práticas que você deve adotar para atender o seu cliente e mantê-lo fidelizado. Confira!

Torne-se centrado no cliente

Primeiramente, você precisa conhecer o perfil do seu público e assim, saber quais os serviços direcionar para ele. Claro, cada nicho tem “suas mercadorias”, por isso, é preciso adaptar uma estratégia personalizada aqui.

Dê ferramentas aos vendedores e gerentes

Adotar o uso de sistemas de gerenciamento contendo informações sobre sua clientela é de extremo valor. Isso porque, você pode, desde parabenizar um cliente por seu aniversário, como também avisá-lo que o seu produto preferido está em estoque ou promoção. Para isso, sua empresa pode adotar um sistema CRM.

Além da prospecção e da venda

O pós venda muitas vezes fica de fora do processo de todo o atendimento prestado. É onde o colaborador esquece de pedir um feedback e mostrar ao cliente que a opinião sobre o produto ou serviço prestado é importante para a empresa. Isso fará com que ele se sinta parte de algo e não somente o consumidor que “paga e tchau”.

Usar mensagens

Por e-mail marketing, por favor, afinal, o SMS está ficando para trás quando o assunto é comunicar clientes. A maioria utiliza as mensagens de textos apenas para cobrança, ou em casos específicos de telefonia. Por isso, para comunicar uma promoção, novidades e etc, use o correio eletrônico, mas sem ser cansativo, gerando spam, e também para que o seu cliente não cancele a inscrição.

Ofereça autoatendimento

Cada vez mais a IA tem contribuído para que empresas possuam um chatbot, porém, a parte humanizada tem ficado de lado. Portanto, use essa opção como filtro e não a substitua por alguém que realmente atenda o seu cliente do outro lado da tela. Ela serve para encaminhar o consumidor à informação correta, e etc.

Personalizar

Convenhamos: ninguém gosta de receber mensagens robotizadas ou até mesmo um atendimento online ou presencial com frases prontas. Por essa razão, personalize! Cada pessoa tem uma personalidade e isso você já sabe, logo, não há como atender uma pessoa introspectiva com um atendimento forçado, não é mesmo?

Use o feedback do cliente

Certamente não há melhor termômetro para saber como está o seu atendimento, a qualidade do seu produto ou serviço se não pelo velho e bom “feedback”. Claro, você não receberá sempre avaliações positivas e nem considere isso, afinal, é com as críticas construtivas que evoluem os negócios.

Seja ágil

Muitas empresas não se atentam ao calendário para realizar uma entrega e deixam para o último momento o envio do produto, o que pode acarretar em atrasos.

A dica extra é sempre colocar 3 dias de folga para que o seu cliente receba antes a mercadoria, nunca depois. Quanto a mensagens dos mesmos em suas redes sociais buscando informações, tente não ultrapassar as 2h para o retorno.

Abrace a IA

A Inteligência Artificial é aliada, com certeza, mas, para ajudar os colaboradores a otimizarem o tempo em alguns pontos e não como muleta para entregar serviços, principalmente se for uma empresa de SEO.

Isso porque, uma máquina não tem emoções para criar, apenas informações para construir. Assim sendo, nem todos os conteúdos terão a mesma originalidade e irão despertar o interesse, chamando a atenção do consumidor como uma mente humana especializada é capaz de fazer.

Invista em softwares de qualidade

Seja para oferecer o melhor no seu serviço prestado ou para o próprio atendimento, utilizar um software eficiente entregará melhores resultados e também o ajudará na prospecção, em informações de tempo real, dados do cliente, gestão de produtos/serviços, gestão de estoque, etc.

Seja prestativo

Eis aqui uma regra que deve manter, o “tato”. Muitos vendedores confundem ser prestativo com ser insistente. Cliente entrou na loja e demonstrou não querer alguém colado nele? Dê a ele espaço.

Alguns estabelecimentos já entenderam isso e até renovaram o atendimento utilizando camisetas com o dizer, “Sou vendedor, se precisar, me chame!”, entre outras frases como essa, algumas até bem criativas. Esse tipo de abordagem garante que seu cliente entende que ele é livre para escolher como quer ser atendido.

Priorize o atendimento ao cliente

Muitas vezes nos deparamos com situações onde o vendedor está atendendo o fornecedor e o cliente lá, literalmente jogado às traças. Por isso, é importante que a cultura do atendimento prioritário seja do cliente, e que ela venha de cima.

Logo, se o serviço for online, a orientação é a mesma, já que é possível deixar o cliente na linha ou atrás da tela e se perder na imensidão de tarefas que temos constantemente para resolver. Portanto, torne isso um hábito e tudo andará bem!

Exceda as expectativas do cliente

Mais do que prestar um serviço ou vender um produto, é compreender o quão ir além das expectativas deixa um cliente feliz e satisfeito.

E por essa razão, se você não tiver todos os produtos para ele naquele momento, avise-o que em tantos dias o informará sobre a nova remessa, para que ele possa comprar o que falta no momento.

Esse é apenas um exemplo, mas você, seguindo essa linha de atenção para com o seu cliente, facilmente ele lhe será fiel.

Treinamento de pessoal

Aqui é onde você pode optar por um treinamento pago, com cursos por meio de empresas especializadas em gestão de negócios, para que ela ensine o passo a passo da jornada do cliente ou, você mesmo passar a visão, valores e missão do seu negócio e como quer que seu cliente seja atendido.

Ambas funcionam muito bem, desde que você tenha aptidão para ensinar essa parte. Afinal, nem todos os empresários entendem de vendas e está tudo ok quanto a isso.

Melhores práticas de atendimento ao cliente | ORUN Company

Bem-vindo à ORUN Company, a sua agência de marketing digital full-service que tem como objetivo ajudar sua empresa a crescer e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Com mais de 4 anos de experiência, nossa equipe de profissionais gabaritados em suas funções está pronta para ajudar você a atingir seus objetivos de negócios.

Sabemos que, para crescer no mercado atual, sua empresa precisa estar na vanguarda da tecnologia e do mundo digital. É por isso que oferecemos uma ampla gama de serviços de marketing digital, incluindo SEO, gestão de mídias sociais, publicidade paga, criação de conteúdo e muito mais.

Com nossa equipe altamente qualificada e nossas táticas de marketing inovadoras, estamos prontos para ajudá-lo a levar sua empresa ao próximo nível.

Além de nossos serviços de marketing digital, também nos orgulhamos de nosso compromisso em oferecer o melhor atendimento possível ao cliente. Sabemos que, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva e memorável.

É por isso que nossa equipe está sempre disponível para responder às suas perguntas e ajudá-lo a resolver quaisquer problemas que possam surgir. Nosso objetivo é fazer com que cada interação com nossos clientes seja uma experiência excepcional.

Na ORUN Company, acreditamos que o sucesso de uma empresa depende da combinação de uma estratégia de marketing sólida e um atendimento ao cliente impecável.

A nova era empresarial exige que as empresas sejam ágeis e inovadoras para se manterem competitivas. Acreditamos que, como uma empresa líder em marketing digital, estamos bem posicionados para ajudar nossos clientes a alcançarem o sucesso nessa nova era.

Não importa se você é uma pequena empresa local ou uma grande corporação, temos as habilidades e o conhecimento necessários para ajudá-lo a se destacar e alcançar seus objetivos de negócios.


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