top of page

O que são backlinks e por que eles são importantes para SEO

Entenda o que são backlinks, como, funcionam e como eles podem ajudar a melhorar a classificação do seu site nos motores de busca para atrair mais tráfego orgânico.

Símbolo de uma corrente representando Backlinks

Se você está apenas começando com SEO , é provável que você ouça muito sobre “backlinks”, “links externos e internos” ou “link building”.

Afinal, os backlinks são um importante fator de classificação de SEO para o sucesso do SEO, mas como um iniciante, você pode estar se perguntando: o que são backlinks?

O SEO muda o tempo todo – os backlinks ainda importam? Bem, não se pergunte mais. Diga olá ao seu guia definitivo sobre backlinks e sua importância em SEO. Acompanhe!

O que são backlinks?

Um backlink é simplesmente um link de outro domínio apontando para o seu site. Simples, certo?

Bem, sim e não. Nem todos os backlinks são criados iguais e existem algumas regras que você precisa observar para que eles beneficiem a classificação do seu site.

Por exemplo, seu link precisa ser um hiperlink clicável com texto âncora; por exemplo, www.oruncompany.com.br não nos ajudará no link building, mas “agência especializada em SEO” sim.

Observação: Note que no exemplo acima nós utilizamos um hiperlink linkando para a nossa própria home, entretanto, imagine que este artigo estivesse dentro de outro site do qual estivesse mencionando nós. Isso seria um backlink.

O que os backlinks podem fazer por sua estratégia de SEO? Bem, o Google considera mais de 200 fatores de classificação de SEO ao calcular onde uma página deve ser classificada, mas sabemos que os backlinks são um dos três primeiros (os outros dois são conteúdo e RankBrain, IA do Google).

Portanto, embora você deva sempre se concentrar na criação de conteúdo de alta qualidade, o link building também é um fator importante para uma boa classificação das suas páginas no Google.

Como funcionam os backlinks?

Um backlink é um sinal para o Google de que alguém considera seu conteúdo valioso. No entanto, diferentes tipos de backlinks têm impactos diferentes.

O texto âncora associado ao hiperlink terá um impacto em como o Google rastreia o link, assim como outros fatores, como seu posicionamento na página – links colocados em posições mais altas têm mais impacto.

No entanto, os maiores fatores que contribuem para o efeito de um backlink em sua classificação é o site de onde ele vem, medido pelo acrônimo ART: autoridade, uma medida do prestígio/confiabilidade de um site — sites .edu e .gov são particularmente de alta autoridade); relevância, uma medida de quão relacionado o site que hospeda o link está com o conteúdo; e confiança, que não é uma métrica oficial do Google, mas se relaciona com o quanto um site cumpre as regras de pesquisa (ou seja, não vende links) e fornece um bom conteúdo.

Se você deseja aumentar sua classificação no Google, concentre-se em criar links confiáveis, relevantes e confiáveis. Portanto, se você é um encanador, tente obter links de sites conhecidos (autoritários) relacionados ao encanamento e construção (relevantes) que não se envolvam em táticas de SEO de black hat.

Por que os backlinks são tão importantes?

Os backlinks são importantes porque eles passam a autoridade da página e do domínio para o seu site, o que pode ajudá-lo a aumentar as classificações de pesquisa.

Desse modo, os motores de pesquisa buscam a confirmação de que escolheram a entidade certa para satisfazer as necessidades do buscador, assim como fazemos quando realizamos uma escolha no mundo real.

Por exemplo, se eu estiver procurando por um encanador, posso acessar a Internet e procurar avaliações de diferentes encanadores.

Nesse caso, se eu encontrar 3 ótimos encanadores com a mesma classificação média, provavelmente escolherei aquele com mais classificações. Os backlinks fazem o mesmo trabalho para os mecanismos de pesquisa.

Portanto, ter muitos backlinks autoritários, relevantes e confiáveis ​​indica que uma página ou site é uma autoridade em seu nicho.

Quais backlinks devo evitar?

Anos atrás, você podia comprar links em massa de fornecedores - sites que existiam apenas para vincular a outros sites. Esses dias estão no passado; hoje, o Google policia a compra de links muito de perto, e a compra de links é uma maneira segura de incorrer em uma penalidade do Google ou abandonar totalmente o índice. Se você deseja criar links em 2023, precisa fazer isso de maneira limpa.

E cuidado: backlinks irrelevantes podem prejudicá-lo. Se uma postagem de blog sobre tendências de tênis levar ao seu artigo sobre “o melhor cartão de crédito”, esse link não ajudará você (e ainda pode prejudicar se acontecer muito).

Existem muitas outras fontes de links ruins que você deve evitar, como links dofollow em seções de comentários irrelevantes ou links de sites de spam com conteúdo irregular.

Também não se preocupe com ferramentas automatizadas de criação de links, pois elas costumam usar sites de má reputação e desconfie de links nas barras laterais ou rodapés.

Como posso construir backlinks?

Primeiro de tudo, você precisa ter um conteúdo relevante. Concentre-se em criar uma biblioteca de conteúdo excelente e útil que realmente resolva um problema para os usuários antes de se preocupar com a criação de links. Afinal, se não houver nada para vincular, não haverá muito sentido em criar uma campanha de backlinks.

Em seguida, certifique-se de que seu site esteja saudável e bem otimizado; um site não saudável prejudicará sua classificação no Google, mesmo com uma boa estratégia de links.

Por fim, comece a criar links em sites relevantes, como diretórios de negócios (especialmente diretórios locais), blogs e fóruns de nicho relevantes, tal como publicações do setor.

O sucesso na criação de links resultará de uma combinação de boas relações públicas, estratégia de marketing inteligente e, claro, ótimo conteúdo.

O Google disse que a mídia social não afeta as classificações, mas alcançar influenciadores sociais pode dar tração ao seu conteúdo em outros canais que podem ser úteis.

Agora que você tem uma resposta para a pergunta fundamental de SEO “o que são backlinks?”, vá lá e crie um ótimo conteúdo voltado para o cliente. Quanto mais coisas incríveis você criar, mais pessoas irão se vincular ao seu conteúdo e mais forte será sua estratégia de SEO.



bottom of page