top of page

Roteiro de vídeo institucional: O que é e como fazer?

Atualizado: 20 de out. de 2022

O roteiro de vídeo institucional é a peça chave na comunicação de uma empresa com o seu cliente.

Por isso, o roteiro de vídeo institucional deve transmitir a informação sob um conjunto de detalhes sobre o que a empresa faz, a qualidade do seu serviço ou produto e os resultados que ela gera.

Contudo, existem várias maneiras de passar essas informações dentro de um roteiro de vídeo institucional e elas dependem muito do nicho.

Por exemplo, para um time de futebol, o roteiro de vídeo institucional precisa ser mais dinâmico e em grau emocional vibrante, que desperte uma reação participativa.

Porém, se cliente for um negócio mais corporativo como uma multinacional, o roteiro de vídeo institucional precisa ter um tom mais formal.

Entretanto, um vídeo institucional de sucesso depende muito da criatividade.

Por essa razão, as palavras precisam ter harmonia com o conjunto de frases e também, fazer as quebras de continuidade na hora certa.

Escrevendo um roteiro de vídeo institucional
Roteiro de vídeo institucional (imagem: Freepik)

Entenda a importância de um bom roteiro de vídeo institucional

Com o roteiro de vídeo institucional as empresas conseguem abordar novos clientes sem precisar de altas campanhas para se promover.

Contudo, é necessário haver uma veiculação do vídeo institucional posteriormente, para que ele chegue ao público-alvo e tenha seu objetivo alcançado.

O roteiro de vídeo institucional tem a missão de levar a identidade da empresa e de guiar consumidores para o seu devido produto ou serviço.

Por isso, o roteiro de vídeo institucional deve conter mais do que palavras, mas também as imagens coerentes ao que está sendo transmitido.

Antes de mais nada, pensar em toda a futura ambientação do vídeo é algo importante para construir um roteiro de vídeo institucional que faça sucesso.

Homem entregando o briefing de um roteiro de vídeo institucional
A importância do briefing (imagem: Freepik)

A importância do briefing no roteiro de vídeo institucional

Primeiramente, o roteiro de vídeo institucional precisa de detalhes técnicos bem definidos antes que o roteirista passe para a parte criativa.

Por isso, um briefing rico em informações sobre a empresa, produto ou serviço, é indispensável para que o profissional saiba como trabalhar a marca.

A etapa do briefing jamais deve ser ignorada pelo simples fato de conter a essência geral de uma empresa.

Além disso, tudo o que o roteirista precisa saber sobre o que irá criar está nesse compilado de detalhes importantes para criar o roteiro de vídeo institucional.

Portanto, quanto mais informações o briefing tiver à disposição do roteirista, melhor será o resultado do roteiro de vídeo institucional que ele entregará.

homem sentado lendo um roteiro de vídeo institucional
Roteiro de vídeo institucional, como estruturá-lo? (imagem: Freepik)

Como estruturar o seu roteiro de vídeo instituciona

Para criar um roteiro de vídeo institucional que seja o mais impactante possível, é preciso seguir algumas etapas primordiais.

Quando se deixa de lado alguma etapa, também se deixa de lado um pouco da qualidade que poderia estar presente no vídeo finalizado.

Contudo, saber a ordem a ser executada de maneira minuciosa, faz com que resultados sejam atingidos como um todo para que o roteirista atinja o seu melhor ao criar o roteiro de vídeo institucional.

Como qualquer outro planejamento executável, o roteiro de vídeo institucional segue uma métrica para alcançar os objetivos.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o roteiro de vídeo institucional tem a missão de levar a marca até o conhecimento de consumidores, para que eles decidam conhecer mais sobre ela por meio de outro canal como o site, por exemplo.

Por isso, definimos o roteiro de vídeo institucional como um convite para o consumidor conhecer mais sobre aquela determinada marca.

E finalmente, o roteiro de vídeo institucional deve despertar curiosidade.

Por isso, veja abaixo algumas informações importantes em um briefing completo e que precisam ser devidamente preenchidas.

Identifique o público

Primeiramente, se define qual o público-alvo e se realiza uma análise geral do perfil da empresa para que o roteiro de vídeo institucional seja criado para atingir as pessoas certas.

Afinal, de nada adianta criar um roteiro de vídeo institucional perfeito se ele não conversar com as pessoas que consomem o produto ou serviço que está sendo divulgado.

Por isso, saber a idade, o gênero, profissão e demais detalhes sobre o público-alvo é essencial para compreender a linguagem a ser abordada no roteiro de vídeo institucional.

Basicamente, conhecer o público-alvo já é meio caminho andado em um roteiro de vídeo institucional.

Entretanto, essa informação deve ser coletada por uma pessoa que atue na empresa que está contratando o roteirista, pois ela conhece melhor o perfil dos clientes.

Defina qual o objetivo

Muitas vezes a mensagem que o roteiro de vídeo institucional irá transmitir é um informativo geral sobre a empresa.

Muitas empresas confundem roteiro de vídeo de campanha em uma data festiva com o roteiro de vídeo institucional.

Aliás, muitas empresas acreditam que um substitui o outro quando na verdade, os vídeos de campanhas são para vender produtos e os vídeos institucionais são para falar apenas das marcas e o que elas fazem de forma geral.

O vídeo deve ter um tempo limite

Já no desenvolvimento do roteiro de vídeo institucional, o tempo deve ser cronometrado para não haver excessos.

Existem várias ferramentas online onde é possível calcular a minutagem do conteúdo escrito.

Entretanto, na calculadora online se coloca somente a parte narrativa, deixando de fora as cenas descritas dos vídeos, bem como outras informações que não são de narrativa.

A média de tempo de roteiro de vídeo institucional é de um a dois minutos, e não é aconselhável ser superior a três minutos.

Comece a escrever o roteiro

Depois do briefing em mãos é hora do desenvolvimento do roteiro de vídeo institucional!

Embora existam vários modelos para se criar o roteiro de vídeo institucional, o padrão é o de duas colunas.

Na primeira coluna se coloca as sugestões de imagens de vídeo e lettering. Já na segunda coluna, as frases para locução e a sugestão de trilha sonora no cabeçalho, além de informações como o ritmo que o vídeo terá.

Homem editando um roteiro de vídeo institucional
A ORUN tem os melhores profisionais para a criação de vídeos institucionais (imagem: DCStudio)

Roteiro de vídeo institucional é com a ORUN

Como você pôde ver, desenvolver um roteiro de vídeo institucional é algo bastante criativo e ao mesmo tempo técnico.

Por isso, escolher um excelente roteirista pode ajudar a sua empresa a criar um vídeo que dialogue com o seu público-alvo da maneira correta é essencial.

O roteiro de vídeo institucional tem o poder de colocar à sua porta, pessoas que realmente desejam consumir o seu produto ou serviço.

Sabemos que uma produção de vídeo é algo valioso e por isso, não pode ser feito por qualquer um e de qualquer jeito.

Afinal, o vídeo institucional é a imagem da sua empresa! Então, conte o melhor em roteiro de vídeo institucional que só a ORUN Company pode lhe oferecer.

A ORUN Company tem cases de sucesso com roteiros para o Corinthians & Neo Química Arena, Grupo Bom Pastor e Edson & Hudson, além de campanhas internas feitas para a Nestlé.

Conheça mais sobre os nossos serviços de roteiro de vídeo institucional e também de produção cinematográfica!


bottom of page