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SEO para LinkedIn: Saiba como otimizar o seu alcance orgânico


Mãos segurando um smartphone com o app do LinkedIn aberto em frente a um notebook cinza em uma mesa de madeira clara, ilustrando o SEO para LinkedIn.

SEO para LinkedIn tem se tornado um assunto bastante difundido atualmente devido ao fato de que a plataforma funciona como um motor de busca.

Desse modo, o uso eficaz das palavras-chave certas e SEO ajuda a melhorar seus rankings e aumentar o tráfego para seu perfil.

A otimização de SEO para LinkedIn permite aumentar significativamente a visibilidade da sua página do LinkedIn para se destacar de outros usuários.

Neste artigo, damos 10 dicas para obter uma melhor classificação no LinkedIn e aumentar sua visibilidade graças ao ranqueamento orgânico na plataforma.

SEO para LinkedIn: O potencial da rede social

Já estamos todos familiarizados com o LinkedIn, a rede social profissional é útil para pessoas à procura de um novo emprego, recrutadores à procura de novos talentos ou empresas à procura de novos clientes.

O Statista prevê que em 2025, o LinkedIn irá ultrapassar 1 bilhão de usuários no mundo. ( fonte )

Gráfico do Statista mostrando o número de usuários no LinkedIn de 2017 até 2025 no mundo todo.
Fonte: Statista

Esses números nos mostram em particular que o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo e que é fácil seu perfil do LinkedIn desaparecer entre milhares de outros usuários.

Mas é aí que entra o SEO para LinkedIn: a otimização de SEO do seu perfil do LinkedIn permite aumentar a visibilidade e o tráfego da sua página e, portanto, a possibilidade de ser contatado.

A otimização de SEO para LinkedIn funciona exatamente da mesma forma que o SEO on-page do Google: usando palavras-chave específicas em seu perfil, você pode aparecer nos primeiros resultados do LinkedIn - tanto na plataforma quanto no mecanismo de busca.

O pré-requisito para a otimização SEO do seu perfil do LinkedIn é que sua página esteja 100% completa (conforme exigido pela plataforma).

Portanto, é aconselhável iniciar a otimização somente após concluir seu perfil.

Como encontrar as palavras-chave certas para otimização de SEO para LinkedIn?

Em nossos artigos, costumamos falar sobre a importância das palavras-chave para sua estratégia de SEO.

Escolher as palavras-chave certas também é importante para o LinkedIn, pois a busca é feita com palavras-chave específicas relacionadas aos perfis que um profissional ou recrutador deseja encontrar.

Assim, pode aumentar a probabilidade do seu perfil ser consultado pesquisando e incluindo as palavras-chave que mais lhe correspondem.

Você pode encontrar as palavras-chave certas para o LinkedIn diretamente na plataforma sem precisar pagar por ferramentas.

Primeiro, pergunte-se:

- Por que meu perfil deve ser encontrado?

- Que informações podem interessar aos visitantes?

- O que os visitantes esperam encontrar no meu perfil?

Então faça o seguinte:

  • Digite na barra de pesquisa do LinkedIn uma ou duas palavras relacionadas ao seu setor, por exemplo "especialista em SEO".

  • Clique em “Ver todos os resultados”.

  • Selecione a seção "Pessoas" para ver a palavra-chave usada por pessoas que têm uma profissão semelhante à sua, ou "Empregos" para ver qual é a palavra-chave mais pesquisada pelos usuários.

  • Selecione também o local (por exemplo, "Brasil") para limitar os resultados da pesquisa ao país ou região em que você está interessado

Você verá o número de resultados (ou seja, o volume de pesquisa) correspondente às palavras-chave inseridas.

Faça uma comparação com algumas palavras-chave semelhantes, como "especialista em SEO", "consultor em SEO" e "analista em SEO". Por exemplo, o resultado pode ser assim:

1. Especialista em SEO: 8.700 perfis e 244 ofertas de emprego;

2. Consultor SEO: 5.800 perfis e 244 ofertas de emprego;

3. Analista em SEO: aproximadamente 5.000 perfis e 48 ofertas de emprego.

Depois de encontrar as palavras-chave que melhor atendem às suas necessidades, você pode usar uma combinação, desde as palavras-chave mais curtas (até duas palavras, como "especialista em SEO") até chaves de cauda longa (de três palavras, como "consultor de SEO em São Paulo" ou "especialista em SEO desde 2015").

Quanto mais vezes as palavras-chave aparecerem no seu perfil do LinkedIn, mais fácil será ganhar visibilidade na rede social.

Mas atenção: o excesso pode levar a uma estratégia contraproducente semelhante à prática do keyword stuffing, uma técnica de black hat SEO.

10 dicas para otimizar o SEO do seu perfil do LinkedIn

Depois de encontrar as palavras-chave certas e incorporá-las ao seu perfil, é hora de passar para a otimização de SEO.

Aqui estão 10 dicas para melhorar a visibilidade da sua página do LinkedIn:

1 Preencha todas as informações solicitadas

Primeiro, você deve garantir que os dados do seu perfil estejam completos e atualizados. Tenha certeza disso:

  • o local está correto (menos relevante se você deseja trabalhar na área de “ Smart Working ”);

  • o cargo que você ocupa atualmente ou o trabalho que você está procurando está no título, por exemplo: "Especialista em Marketing Digital";

  • o URL do seu perfil está otimizado.

Dica profissional: o URL ideal no LinkedIn inclui "palavra(s)-chave de sobrenome".

1. Vá para o seu perfil do LinkedIn no seu computador e clique em "Editar perfil público e URL" no lado direito

2. Após, em “Edit your vanity URL” do lado direito, clique em “Edit”.

3. Edite a última parte do URL do seu perfil público e clique em “Salvar”.

2 Inclua palavras-chave no título do seu perfil

O título (manchete) do seu perfil é definitivamente o cartão de visita da sua página do LinkedIn.

Insira novamente as palavras-chave mais importantes, que idealmente devem constituir as primeiras palavras do título.

Se você está procurando um emprego, escreva por exemplo: "Paixão por SEO" em vez de "Desempregado". O mesmo conselho se aplica se você ainda é iniciante ou está em treinamento.

3 Otimize o resumo do perfil

O resumo do LinkedIn é uma das primeiras coisas que os visitantes do seu perfil vão ler.

Neste pequeno parágrafo, você pode falar sobre você, suas tarefas e do que você é capaz: você pode usar os 2000 caracteres para explicar aos visitantes da sua página por que eles devem entrar em contato com você.

Pense nos objetivos que deseja alcançar com o seu perfil e insira as palavras-chave mais importantes que correspondem às do título do seu perfil (seu trabalho e suas habilidades).

Você já ouviu falar do princípio da pirâmide invertida?

Estruture seu resumo exatamente como uma pirâmide invertida - ou seja, forneça as informações mais importantes e interessantes na parte superior da página do seu perfil e expanda-as à medida que avança.

4 Inclua palavras-chave nos nomes das imagens

Idealmente, o nome da sua foto de perfil do LinkedIn e a foto da capa também devem conter palavras-chave relevantes para sua profissão.

Isso aumenta as suas chances de aparecer em “Imagens” dos resultados de pesquisa do Google.

5 Tenha suas habilidades avaliadas

Lembre-se de que as habilidades que você pode adicionar ao seu perfil também devem ser palavras-chave importantes para sua profissão.

Você pode adicionar até 50 habilidades, mas o mais importante é que as já incluídas no título do perfil e algumas subcategorias delas apareçam no seu perfil.

Importante: Não se esqueça de pedir a seus amigos, colegas ou clientes que avaliem suas habilidades no LinkedIn, pois o número de confirmações de habilidades também será levado em consideração pelo algoritmo do LinkedIn para determinar a classificação do seu perfil.

Além disso, semelhante ao papel das avaliações dos clientes nas compras online, as confirmações fornecem provas sociais que podem levar um visitante (por exemplo, um recrutador) a preferir seu perfil a outros.

6 Obtenha recomendações no LinkedIn

Da mesma forma, recomendações no LinkedIn aumentam a confiança e podem melhorar o SEO do seu perfil.

Você pode pedir àqueles que estão prontos para recomendá-lo que incluam também palavras-chave importantes em seu texto.

7 Seja ativo

Como em qualquer outra rede social, se você quiser aumentar a visibilidade da sua conta, você deve estar ativo.

Lembre-se que uma boa estratégia de SEO é sempre baseada na criação de conteúdo: publique conteúdo (artigos, vídeos, infográficos, pensamentos de sua própria experiência) que seja relevante para outros usuários e interaja com sua comunidade.

Isso permite não apenas aumentar a visibilidade do seu perfil do LinkedIn, mas também torná-lo mais interessante para os outros. Lembre-se que os dois andam de mãos dadas!

Dica profissional: se você postar um artigo do seu próprio site, o algoritmo do LinkedIn levará isso em consideração e poderá prejudicar a visibilidade do seu post.

Para evitar esse problema, inclua o link do artigo em seu site no primeiro comentário e mencione-o no texto do teaser de sua postagem no LinkedIn.

Muitos usuários não sabem que interagir (usando reações ou deixando um comentário) com um artigo é muito melhor do que compartilhá-lo.

Assim como o Google não gosta de conteúdo duplicado, o algoritmo do LinkedIn desvaloriza o conteúdo compartilhado como conteúdo duplicado e diminui a classificação do seu perfil.

8 Junte-se a um grupo

Você pode melhorar sua visibilidade em uma comunidade específica e relevante participando de grupos e interagindo com outros usuários desse grupo. Para localizar e selecionar o grupo correto, siga estas etapas:

  • Clique em "Produtos" no canto superior direito da página inicial > "Grupos" > "Pesquisar" (ou "Criar um grupo" se quiser criar um você mesmo).

  • Use a barra de pesquisa para pesquisar palavras-chave ou os filtros para restringir as opções de pesquisa.

9 Segmente sua comunidade

Diretamente relacionado com a dica anterior, suas publicações só (ou principalmente) lhe trarão valor agregado para usuários que compartilham seus interesses.

É por isso que é aconselhável segmentar sua comunidade, ou seja, selecionar contatos pertencentes ao seu nicho e não ceder à tentação de adicionar qualquer pessoa que você conheça.

Embora essa estratégia possa fazer sentido no Facebook, é menos eficaz no LinkedIn e pode até frustrar seus esforços.

10 Integre backlinks ao seu perfil do LinkedIn

Backlinks são sempre um sinal positivo para os motores de busca e, portanto, melhoram o ranqueamento orgânico da página.

Por este motivo, é aconselhável integrar o link para o seu perfil do LinkedIn no seu site (se tiver um) ou nas suas outras contas em outras redes sociais.

Conclusão

Resumindo, o SEO para LinkedIn aumenta a visibilidade do seu perfil e a possibilidade de ser contatado.

O elemento chave da otimização SEO para LinkedIn é a utilização de palavras-chave que devem ser pesquisadas e integradas no seu perfil, nomeadamente:

  • no título do perfil

  • no resumo do LinkedIn

  • nas descrições da experiência de trabalho

  • na seção de habilidades e treinamento

  • no URL do perfil público

Comece a trabalhar na otimização de SEO da sua página do LinkedIn agora e certifique-se de que as pessoas certas encontrem o seu perfil!


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