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Site responsivo: É obrigatório para SEO?

Ter um site responsivo em 2021 se tornou um tema muito comum de discussão na esfera do SEO em todo a internet.

Isso porque com a ascensão dos dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, a experiência de navegação dos sites teve de ser completamente reformulada.

Contudo, essa tendência tomou proporções ainda maiores após o Google anunciar o Mobile First Index.

Portanto, como a capacidade de resposta do seu site influencia o ranqueamento orgânico?

E como tornar seu site mais responsivo?

É para responder essas e outras perguntas que a ORUN criou este artigo exclusivo.

Confira!

O que é um site responsivo?

Na esfera do SEO, é um termo um tanto “pega-tudo” que combina duas dimensões:

  • Um site responsivo responde e se adapta rapidamente aos usuários que o navegam. Isso, portanto, inclui noções de web design responsivo para aumentar o conforto e a usabilidade.

  • Também entende-se por “responsivo” tudo o que está relacionado à velocidade de carregamento dos sites, sobre o qual é falado cada vez mais quando o assunto é SEO.

Esses dois aspectos têm um grande impacto no SEO. Vamos ver os detalhes!

Os benefícios de um site responsivo

Um site responsivo é acima de tudo o fato de poder exibir seu conteúdo nos smartphones de maneira adequada, dependendo principalmente do tamanho da tela. O uso desta técnica tem muitas vantagens.

O site é único, assim como suas páginas. De fato, não há necessidade de criar duas versões para cada página (uma delas seria dedicada a desktops e a outra a celulares). Graças ao design responsivo , o site e seu design se adaptam ao dispositivo.

Isso também significa que não há várias URLs para cada página, o que poderia comprometer o SEO.

Além disso, isso evita redirecionamentos: se você está navegando por um celular, chega a um site e este não o encaminha para outra versão adaptada para dispositivos móveis.

Este é então um site que se adapta. Isso resulta em melhores tempos de carregamento e cada solicitação é útil e adaptada.

conteúdo é como agua, deve se adaptar em todos os dispositivos.
Fonte: Stephanie Walter

O design responsivo é frequentemente comparado a despejar água em um recipiente: a água toma a forma do recipiente naturalmente.

Da mesma forma, um site com design responsivo conseguirá modificar o conteúdo para adaptar sua forma.

Outra vantagem do design responsivo é que ele simplifica a configuração de uma versão móvel do seu site.

Anteriormente, isso exigia investimentos pesados. Era necessário desenvolver dois sites bem distintos.

Entretanto, isso gerava uma “canibalização” para posicionamento de SEO da própria empresa.

Hoje, o design responsivo permite oferecer rapidamente uma versão móvel de qualidade: isso é ainda mais verdadeiro porque se tornou o principal ponto de venda dos temas WordPress.

Em 1º de julho de 2019 , o Google lançou o Mobile First Index. A ideia?

Certificar que os sites não sejam mais indexados e referenciados com base em sua versão para computador, mas na versão para celular.

Isso vem de uma simples observação: as pessoas navegam principalmente com seus smartphones, por isso devemos focar na qualidade das versões móveis.

Gráfico da Statcounter mostrando o aumento do uso dos dispositivos móveis para pesquisas.

Neste gráfico do Statcounter, podemos ver claramente que a participação de usuários móveis aumentou consideravelmente.

Design responsivo: é obrigatório?

O design responsivo é obrigatório do ponto de vista de SEO?

É inegável que sim, o design responsivo é um elemento essencial para melhorar seu ranqueamento orgânico. No entanto, existem certos limites…

  • Ao contrário do que o Google anunciou sobre seu Mobile First Index , todos os sites criados desde 1º de julho de 2019 não foram avaliados com base em sua versão móvel. De fato, parece que o celular ainda é o dispositivo preferido dos usuários da Internet, mas as consultas e as intenções de pesquisa claramente não são as mesmas no celular e no desktop.

O Google, portanto, classifica novos sites a partir de sua versão mobile ou desktop.

Portanto, sim, é muito importante em SEO oferecer uma versão responsiva de qualidade, porém pode não ser tão importante quanto poderíamos ter acreditado em 2019!

  • Além disso, embora um site responsivo promova um bom gerenciamento das solicitações do servidor, isso não significa necessariamente que o site será mais rápido!

  • Da mesma forma, mesmo com um tema adaptado ao design responsivo, ter um site em design responsivo não garante uma versão mobile de qualidade! Por exemplo, podemos encontrar erros como botões muito pequenos para uso móvel ou elementos sobrepostos.

  • O design responsivo tornou-se a norma. Portanto, não espere um impulso de SEO do Google. Você apenas vai evitar alguns problemas.

Benefícios de um site de carregamento rápido

A outra contrapartida ao conceito de site “responsivo” está relacionada à velocidade de carregamento do site.

Assim como no design responsivo, ter um site que carrega rapidamente é um verdadeiro trunfo de SEO:

  • Um site de carregamento rápido é um site que permite aos rastreadores fazerem seu trabalho da maneira mais eficiente possível. De fato, esses robôs - como o Googlebot - devem carregar o site como os humanos fazem antes que possam digitalizá-lo.

Com um site rápido, você tende a manter um bom feedback de rastreamento, o que melhora sua capacidade de resposta e sua tendência a aparecer rapidamente na SERP.

  • Um site rápido também reduz a taxa de rejeição já que a maioria dos usuários da Internet sairá se o site demorar para carregar. Embora a taxa de rejeição não seja levada em consideração pelo Google para determinar seu posicionamento em nas SERPs, é importante pensar em todos os parâmetros.

  • A partir de maio de 2021, a experiência do usuário fará parte dos critérios de classificação de algoritmos do Google. A velocidade de carregamento do site é o primeiro critério que terá ganhado importância. Concretamente, isso significa que a partir de maio de 2021, a velocidade de carregamento poderá se traduzir diretamente em um ganho de visibilidade nas SERPs.

É hora de acelerar o ritmo para ultrapassar seus concorrentes de SEO!

Gráfico mostrando os 3 novos requisitos do Google chamado Core Web Vitals, referente a velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual.

A velocidade de carregamento será um dos três critérios "Core Web Vitals" junto com a interatividade e a estabilidade visual, aprimoradas por meio do design responsivo: tudo está vinculado!

Site rápido: obrigatório?

Assim como no design responsivo, um site rápido é uma clara vantagem em SEO, mas também não é um fator decisivo.

Embora esse elemento esteja ganhando importância ao longo das atualizações do Google, parece bastante inconcebível que a velocidade de um site se torne um critério importante em SEO : o objetivo do Google é oferecer o melhor conteúdo possível, no melhor momento.

O carregamento lento obviamente tem um impacto negativo na experiência do usuário, mas, no final, é a qualidade do conteúdo que continuará sendo o verdadeiro problema.

A velocidade de carregamento será, portanto, sempre menos importante do que uma boa otimização de SEO on-page (links internos, semântica, títulos e tags) e off-page (notoriedade e backlinks).

Propor um site mais rápido, e que se adapte perfeitamente ao tamanho da tela do usuário, é melhor atender às necessidades do internauta em termos de consulta de sites acessíveis e de qualidade.

Uma boa estratégia de SEO é acima de tudo uma visão que pontua em todas as frentes, e o conteúdo deve, acima de tudo, ser pensado para o internauta

É aqui que um site responsivo tem uma vantagem real: um site mais claro e responsivo sem sacrificar a qualidade, é o novo padrão da web!

Site responsivo e otimizado para SEO | ORUN Company

Como você pode ver neste artigo, ter um site responsivo e que possa se adaptar a diferentes dispositivos é fundamental para uma estratégia de SEO sólida.

Contudo, não se deve esquecer do bom e velho “feijão com arroz”, aprimorando e evoluindo constantemente a qualidade do conteúdo que é produzido.

Ter um site responsivo e adaptável é sim muito importante, mas somente isso não é um fator decisivo nas posições das SERPs.

Voce precisa produzir conteúdo relevante se quiser ganhar posições nas pesquisas do Google, e a responsividade do site ajudará os leitores a consumirem o seu conteúdo e consequentemente gerar mais relevância para você.

A ORUN Company conta com uma equipe de especialistas altamente qualificados para o desenvolvimento de sites rápidos e responsivos que possam atender as demandas mais exigentes.

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.


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