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TikTok para Empresas: saiba como começar na rede social

Atualizado: 20 de out. de 2022


empresários segurando smartphones com o aplicativo do tiktok aberto
TikTok para empresas é mais do que somente uma tendência. (Imagem: Freepik)

Você está em seu horário de almoço e percebe algo incomum, na mesa ao lado, um smartphone passa de mão em mão enquanto seus amigos estão se divertindo com o conteúdo.

Por curiosidade, você pega o smartphone e descobre o que causa esse entusiasmo: um TikTok de apenas alguns segundos.

Nesse momento você pensa: “Se ao menos o conteúdo que produzo para meu público pudesse criar tanto engajamento quanto este!”

A boa notícia: é que é bem possível, investindo no TikTok para sua empresa. Mas, para começar a usar esta plataforma com sucesso, você precisará seguir as melhores práticas para que isso ocorra.

É por isso que a ORUN Company reuniu neste artigo todas as chaves para lançar seu negócio no TikTok para empresas sem cometer erros.

TikTok para Empresas: Por que começar no TikTok como um negócio?


smartphone com o aplicativo do tiktok aberto ao lado de um gráfico de performance
Utilizar o TikTok para empresas agregar o branding à cultura do seu público. (Imagem: Canva)

Integrar o TikTok à sua estratégia de comunicação empresarial é mais do que aproveitar uma simples tendência, é agregar a sua marca à cultura do seu público-alvo.

Descubra 4 bons motivos para começar nesta rede social com uma verdadeira estratégia de marketing:

Para aproveitar um grande potencial de viralidade

Se você já publicou conteúdo em outras redes sociais, como Facebook ou Instagram, sabe quanto conteúdo patrocinado, sobre todo o tipo de produtos e serviços que ocupam espaço no seu feed.

No TikTok, esse ainda não é o caso: o conteúdo orgânico ainda é predominante lá. Portanto, mesmo sem investir em publicidade paga, nesse caso o TikTok Ads, você pode rapidamente se destacar dentre os conteúdos publicados na plataforma.

O recurso “Para Você” também é interessante de conhecer. Trata-se de uma aba dedicada no aplicativo que recomenda ao usuário conteúdos que possam interessá-lo, considerando o que já consultou ou gostou.

O TikTok é, portanto, baseado em um algoritmo de aprendizado de máquina que permite, se você entender como ele funciona, ganhar visibilidade.

Por fim, a viralidade do TikTok não para nas fronteiras do próprio aplicativo. Muitas vezes vemos vídeos do TikTok postado em outras plataformas.

Eles são abundantes no Instagram Reels, e muitos deles podem ser encontrados em compilações no YouTube ou na categoria Shorts.

A capacidade de engajamento dessa rede social maximiza, assim, as chances de seu conteúdo se tornar viral.

Para diferenciar sua marca da concorrência

Apesar da viralidade da plataforma, muitas marcas hoje permanecem hesitantes em definir uma estratégia corporativa do TikTok.

Atualmente existem grandes empresas, que já se beneficiam de uma forte reputação fora da plataforma.

Isso é um grande benefício para sua marca: já que a pouca concorrência entre empresas no TikTok, se traduz em mais potencial para se impor o seu core business na plataforma.

Isso vale tanto para o conteúdo publicado organicamente quanto do ponto de vista publicitário.

A publicidade do TikTok é realmente muito menos competitiva do que no Instagram Ads, por exemplo.

Para incentivar a compra compulsiva

Se você conhece a hashtag #TikTokMadeMeBuyIt (“TikTok me fez comprar”), você conhece o potencial que o TikTok para empresas tem para levar os usuários a comprar compulsivamente.

Essa hashtag atualmente tem mais de 26 bilhões de visualizações, e se tornou o símbolo de que um simples TikTok corporativo, ou publicado por um influenciador, pode provocar o ato de compra entre seus alvos.

Qual estratégia adotar no TikTok para empresas?

Tanto no TikTok como nas redes sociais em geral, várias estratégias de Social Media estão à sua disposição: publicação orgânica, publicidade e marketing de influência.

Portanto, separamos aqui algumas ideias para que você possa obter alguns insights e consiga implementar uma estratégia que se adeque aos seus objetivos.

Crie conteúdo para o feed orgânico

A estratégia mais comum para atingir seu alvo no TikTok é postar conteúdo organicamente, ou seja, sem patrocinar seu conteúdo por meio do TikTok Ads.

Esta é a oportunidade para você referenciar seus vídeos do TikTok na famosa

smartphone com o aplicativo do tiktok aberto na aba "for you"

página For You.

Essa estratégia permite que você desenvolva sua própria comunidade na plataforma, usando as melhores práticas vinculadas ao algoritmo TikTok, e aumente sua visibilidade de forma orgânica.

As chaves para fazer isso são:

  • Entenda o algoritmo

  • Encontre sua comunidade na plataforma

  • Use tendências e hashtags que funcionem

Fique ligado(a): nossos especialistas revelam tudo sobre essas chaves para o sucesso no restante deste artigo.

Anuncie no TikTok

Quanto a publicidade no TikTok Ads, o gerenciamento da rede social, oferece critérios de segmentação bastante finos, com base em critérios

sociodemográficos, mas também nos centros de interesse dos usuários ou seus modos de consumo de conteúdo na plataforma.

Você deve saber que a publicidade no TikTok ainda é bastante cara, considerando os poucos anunciantes que a iniciaram.

A plataforma impõe um orçamento diário mínimo de R$ 20.00 aos anunciantes. E, para obter resultados mais satisfatórios, recomenda-se disponibilizar uma média de R$ 100.00 diários para as suas campanhas.

No entanto, se você tiver orçamento de marketing suficiente para começar, o negócio pode ser bem-sucedido.

De fato, a concorrência nesse canal de publicidade é baixa, você pode alcançar rapidamente seu público de maneira eficaz.

Faça parceria com um influenciador ou outra marca

Uma ótima estratégia para investir no TikTok como negócio: o marketing de influenciadores.

A ideia é simples: trata-se de aproveitar a comunidade existente de algum influenciador ou para ganhar visibilidade na plataforma.

Ao se vincular a outras contas, você promove seus produtos ou serviços de maneira ousada, aproveitando a confiança que os usuários têm em seus influenciadores favoritos.

Esse tipo de estratégia de conteúdo requer encontrar o influenciador certo: aquele que já tem um bom ajuste com sua oferta, mas também aquele cujos seguidores são o seu público alvo.

Não deixe de conferir também a taxa de engajamento que o conteúdo desse influenciador possui. Para fazer isso, você pode usar esta ferramenta online.

Dependendo do orçamento que você pode alocar para isso, você pode segmentar influenciadores com comunidades mais ou menos grandes.

Portanto, não hesite em recorrer a micro-influenciadores, que possuem comunidades menores, mas são igualmente comprometidos e receptivos a esse tipo de estratégia de marketing.

TikTok para empresas: Como criar vídeos de negócios que se destacam no TikTok?

duas mulheres brancas gravando um vídeo para o tiktok
Boas práticas são fundamentais para o sucesso na plataforma. (Imagem: Freepik)

Seja qual for o tipo de estratégia que você selecionar entre as três acima, você precisa incorporar as práticas recomendadas de vídeo do TikTok para entrar na plataforma.

Aqui estão as regras de ouro das quais você não pode se desviar:

Entendendo o algoritmo do TikTok

Antes mesmo de criar seus vídeos, é fundamental que você entenda como funciona o algoritmo que rege a plataforma.

No entanto, o do TikTok é bem diferente do das redes sociais da Meta (Instagram e Facebook).

Assim como outras mídias sociais, o TikTok dá bastante importância às interações entre o usuário e o conteúdo para oferecer a ele vídeos. Assim, o algoritmo estará interessado…

  • O conteúdo da página *Para Você" do usuário.

  • Para contas que o usuário segue.

  • Para os comentários que ele postou.

  • Vídeos que eles gostaram, compartilharam ou adicionaram aos favoritos.

  • Conteúdo que ele(a) mesmo criou em seu perfil.

Mas onde o algoritmo do TikTok difere do de outras redes sociais está no destaque que dá às informações contidas nos vídeos que você publica.

As legendas, músicas, hashtags ou até os efeitos usados ​​são todos sinais que permitem que o algoritmo destaque seu conteúdo para os usuários.

A dualidade deste algoritmo deve, portanto, ensiná-lo a apostar:

  1. Em conteúdo de vídeo de qualidade, otimizado para o seu público-alvo: você deve estudar o tipo de conteúdo que eles consultam, os sons que eles gostam, quais efeitos eles gostam, para integrá-los à sua própria estratégia.

  2. Em conteúdo de vídeo que gera engajamento: quanto mais um usuário interage com seu conteúdo, mais seus outros vídeos provavelmente serão recomendados a ele posteriormente.

Encontre sua subcomunidade

Como qualquer rede social, o TikTok é organizado em comunidades de internautas, que se reúnem em torno de seus temas favoritos.

A chave para o sucesso da estratégia do seu negócio no TikTok para empresas:

Encontre o nicho no qual você poderá se integrar como especialista no seu assunto.

Para isso, digite na barra de pesquisa palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço, e consulte o conteúdo que encontrar lá.

Rapidamente, a página "Para Você" da sua conta será preenchida com o TikTok relacionado aos tópicos que lhe interessam.

Você pode então observar as hashtags usadas por essa comunidade e reutilizá-las em seu conteúdo.

Hashtags: a chave para invadir o TikTok

O algoritmo do TikTok leva em consideração o uso de hashtags ao recomendar conteúdo para as páginas For You dos usuários.

Não hesite em anotar todas as hashtags que podem fazer seu conteúdo decolar e verificar o número de vezes que elas foram vistas.

Para fazer isso, digite-as na barra de pesquisa da rede social: você terá assim uma visão geral do seu potencial viral.

Siga as tendências

No TikTok, tudo acontece muito rapidamente: não somente a duração dos vídeos, mas também as tendências.

Por isso, você deve estar pronto para embarcar nessas tendências e aproveitar a sua viralidade momentânea.

Daí o interesse de você monitorar regularmente a aba “Para Você”. Você descobrirá em particular as músicas e sons virais do momento, que também pode encontrar diretamente na ferramenta de criação de conteúdo TikTok: basta clicar em “Adicionar som”, para ver os clipes de áudio mais populares do momento.

Outras tendências persistem na plataforma, como vídeos tutoriais. Com edição de vídeo dinâmica e explicações fáceis de entender, esse tipo de conteúdo pode fazer com que você ganhe visibilidade na plataforma rapidamente.

Não corte cantos na qualidade do vídeo

Se você publicar um vídeo no TikTok que seja de baixa qualidade (em termos de imagem ou som), ou que não use bem os códigos da plataforma (efeitos ou sons), pode ter certeza de que seu conteúdo não encontrará seu destino.

Portanto, aposte na qualidade de vídeo ideal. Para isso, não há necessidade de investir em equipamentos audiovisuais profissionais.

Isso porque os smartphones de nova geração têm uma boa qualidade de imagem, que pode ser combinada com uma boa iluminação, e um microfone de lapela se for entrevistar alguém, para obter um resultado final ideal.

Desperte alguma emoção desde o início do vídeo

Emoção é a chave da retenção. (imagem: Freepik)

Se você já usou o vídeo como uma alavanca importante em seu marketing de conteúdo, pode estar acostumado a criar introduções dinâmicas para seus vídeos.

No TikTok, essa introdução é ainda mais importante: o usuário típico da plataforma está muito inclinado a passar para o próximo conteúdo se não estiver diretamente envolvido no conteúdo do vídeo.

Portanto, cuide de suas introduções, indo direto ao ponto do seu conteúdo, e provocando emoção rapidamente.

Por exemplo, você pode isolar uma passagem humorística de sua entrevista ou desafiar o internauta com uma frase chocante.

De acordo com o TikTok Ads, o conteúdo que usa uma emoção forte (como surpresa) desde os primeiros momentos tem um desempenho 1,7 vezes melhor do que o conteúdo que começa com uma expressão facial neutra.

Nesse caso, se você não é familiarizado com a criação de conteúdo para vídeos no TikTok para empresas, é importante contratar uma empresa especializada na criação de conteúdo para redes sociais corporativas.

Seja ousado

No TikTok, você não é uma marca: você é uma personalidade por direito próprio, com seu próprio tom, valores e características.

Daí a necessidade de ser ousado, criativo, inspirador, bem-humorado… enfim: pensar fora da caixa. Para fazer isso, você pode, em particular:

  • Ter a sua marca incorporada por seus funcionários que se sentem mais à vontade na frente da câmera

  • Mostrar os bastidores do seu negócio

  • Revelar anedotas humorísticas sobre a criação de seus produtos…

Criatividade, qualidade, dinamismo e relevância: aqui estão as palavras-chave a serem lembradas para tirar seu conteúdo do papel no TikTok.

TikTok para empresas: como obter mais visualizações nos seus vídeos?

mulher asiática fazendo sinal de câmera com as mãos
Para garantir um bom engajamento, deve-se aplicar boas estratégias. (Imagem: Freepik)

Não saia antes de consultar estas 7 boas práticas de marketing para obter mais visualizações do seu conteúdo para TikTok empresarial.

Otimize seu perfil

Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida no TikTok é, antes de tudo, garantir que seu perfil seja otimizado como deveria ser.

Para fazer isso, primeiro reserve um tempo para preencher este perfil, com:

  • Uma foto de perfil de qualidade, que represente sua marca e se adapte ao seu branding: a mesma logomarca deve ser encontrada em todos os seus canais de comunicação.

  • Uma URL, que leva seus usuários a uma Landing Page relevante: a página inicial do seu site de comércio eletrônico ou seu blog, por exemplo.

Além disso, verifique se você tem um perfil do TikTok Pro. Nas configurações da sua conta, escolha uma conta “Criador” ou “Empresa” e selecione nas categorias aquelas que melhor descrevem sua marca (beleza, eletrônicos, finanças, automotivo etc).

Ao fazer isso, você terá acesso a métricas-chave mais precisas sobre o desempenho do seu conteúdo, mas também sobre o seu público.

Os elementos que você verá mais adiante no artigo, permitirão otimizar sua estratégia de acordo com os resultados obtidos.

Faça vídeos curtos

No TikTok, como em muitas redes sociais, a duração do seu conteúdo é crucial. Quanto mais curtas e dinâmicas forem suas postagens do TikTok, maior a probabilidade de você ganhar visibilidade.

Sabemos que os vídeos do TikTok com menos de 30 segundos têm maior probabilidade de acabar na aba “Para você”.

Além disso, um vídeo mais curto fará com que seus alvos desejem assisti-lo novamente, o que aumentará significativamente seu número de visualizações.

Interaja com sua comunidade

Você leu acima: as interações do usuário com seu conteúdo geram mais visibilidade para sua conta e seus vídeos.

Daí a necessidade de pensar em formas de criar interações reais entre eles e sua marca na plataforma.

Você tem várias opções para fazer isso:

  • Use o recurso “Duo”, para co-criar conteúdo a partir de vídeos já publicados por outros usuários. Certifique-se de que seu Duo oferece mais valor do que o vídeo postado originalmente.

  • Curta e comente o conteúdo publicado por outras contas que abordem temas semelhantes aos que você publica.

  • Responda aos comentários nos seus TikToks, para dar voz à sua marca.

  • Lance shows interativos ao vivo e envolva sua comunidade por meio dos recursos que permitem que eles façam perguntas ou respondam a pesquisas.

Compartilhe conteúdo regularmente

A regularidade é a chave para uma estratégia de comunicação digital bem-sucedida; e no TikTok, esse é ainda mais o caso.

Isso porque a plataforma recomenda que os criadores postem de 1 a 4 vezes por dia. Para garantir que você mantenha um ritmo regular de publicação, estabeleça um cronograma editorial.

Nesse cronograma, planeje as publicações com antecedência e dê a si mesmo a oportunidade de adicionar outros conteúdos que reflitam as tendências que aparecem em um determinado momento.

Ajuste o momento em que você publica

Saiba mais sobre o melhor horário para postar no TikTok. A Hootsuite realizou experimentos na plataforma, analisando 30.000 postagens, e concluiu que o melhor horário para atingir uma meta era na quinta-feira, às 19h.

Dito isso, a ideia geral a ser lembrada é que o TikTok é a rede social para entretenimento: os usuários, portanto, estão fora do horário escolar ou de trabalho.

Daí o fato de as publicações matutinas (6h às 10h) e à noite (19h às 23h) serem geralmente mais eficientes.

Portanto, não hesite em testar diferentes tempos de publicação e otimize sua programação de acordo com os resultados.

Promova seu conteúdo do TikTok em outras redes sociais

A ideia é trazer seu público existente em outras mídias sociais de volta ao TikTok.

Iphone com uma pasta de aplicativos de redes sociais aberto na tela
Integre as plataformas. (Imagem: Freepik)

De fato, seus seguidores não necessariamente sabem que você está lá!

Por exemplo, publique trechos do seu TikTok em suas histórias do Instagram ou transmita uma compilação do TikTok sobre o mesmo tema em um vídeo maior, no Facebook ou no YouTube.

Estude suas estatísticas de desempenho

As ferramentas para criadores no TikTok para empresas fornecem acesso a várias métricas-chave bastante interessantes.

Eles permitem que você meça o retorno do investimento de sua estratégia, mas também otimize suas ações continuamente.

Informe regularmente sobre:

  • Suas métricas relacionadas ao desempenho do seu conteúdo: número de visualizações, comentários, curtidas, compartilhamentos, taxa de engajamento.

  • Seus dados relacionados ao seu público: localização, atividade de seguidores por dia e por hora, características sociodemográficas.

Você aprenderá boas práticas para aplicar em suas publicações a seguir. Por exemplo, se você perceber que seus usuários estão mais ativos nas manhãs de quarta-feira do que à noite, você pode decidir testar esse horário de postagem.

As estatísticas do TikTok também dão acesso aos sons que seus seguidores estão ouvindo e vídeos de amostra que eles estão assistindo.

Essa é uma verdadeira mina de ouro para encontrar inspiração para o seu próximo conteúdo!

O TikTok está longe de ser uma plataforma exclusivamente dedicada ao entretenimento.

Isso porque O TikTok para empresas pode ser uma alavanca muito estratégica para desenvolver a imagem da sua marca na Internet e até converter usuários.

Lembre-se que, para atingir seus objetivos na plataforma, seus vídeos devem ser de qualidade impecável, cheios de dinamismo e relevantes para seus alvos.

Para fazer isso, você precisará de uma ferramenta de edição de vídeos que o ajude a criar seus TikToks rapidamente.

Gestão de mídias sociais para empresas | ORUN Company

Neste artigo você percebeu o potencial que o TikTok para empresas têm em fazer a sua marca tornar-se parte da cultura do seu público-alvo.

Isso pode levar o seu negócio a fazer parte de um movimento ou tendência e ter resultados significativos na fidelização do seu público e na consolidação social do seu branding.

Entretanto, é necessário um planejamento minucioso para atingir o objetivo desejado e garantir que a sua marca esteja presente em muitas telas por aí.

É pensando nisso que a ORUN Company dispõe de profissionais de marketing digital especializados em estratégias de Social Media para que as empresas possam utilizar corretamente a forma mais barata e eficiente de publicidade disponível hoje - as mídias sociais.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e comece a planejar o futuro da sua marca!

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