top of page

Wix ou WordPress: Qual você deve escolher em 2023?

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Conheça todas as diferenças entre esses dois construtores de sites e saiba qual se encaixa melhor para o propósito do seu projeto. Confira!

Wix ou WordPress: Conheça tudo sobre as ferramentas mais famosas para a construção de sites.
Wix ou WordPress: Conheça tudo sobre esses dois famosos construtores de sites.

Você está em dúvida se deve escolher o Wix ou WordPress para construir seu site em 2023?

Essa é uma dúvida muito comum por quem está querendo criar um site no próximo ano, seja pensando em começar um negócio online ou mesmo criar um blog pessoal ou corporativo.

Sabemos que, apesar de ser o detentor 43% dos sites do mundo em 2022, segundo a W3Techs, o WordPress não é a única maneira de você criar um site.

Neste artigo, vamos analisar o Wix, um popular construtor de sites hospedados, e compará-lo com o WordPress.

Portanto, no final deste artigo sobre Wix ou WordPress você saberá qual dessas duas plataformas é a melhor solução para construir um site ideal para o seu propósito em 2023.

Wix vs WordPress: Visão geral

Entraremos em comparações mais detalhadas entre Wix vs WordPress em seguida, mas antes de entrarmos em muitos pontos específicos, vamos discutir a filosofia central que cada solução traz para a mesa.

Em um nível fundamental, Wix e WordPress se resume a um equilíbrio entre dois conceitos:

  • Simplicidade e acessibilidade para iniciantes – ou seja, como é fácil para quem não é desenvolvedor criar um site funcional e bonito.

  • Flexibilidade e facilidade de customização – ou seja, quão fácil é para alguém customizar um site para fazer exatamente o que quiser.

O Wix tomou a decisão de sacrificar um pouco da flexibilidade para criar uma experiência de construção de sites que facilite até mesmo para iniciantes a criação de um site funcional.

Já o WordPress, por outro lado, sacrifica um pouco a usabilidade para que você possa personalizar 100% do seu site.

Além dessas diferenças fundamentais, também existem outras diferenças notáveis ​​que discutiremos com mais detalhes a seguir, como:

  • Propriedade de dados;

  • Manutenção do site;

  • Preço.

Qual é a plataforma mais fácil para construir um site?

Quando se trata de como é fácil criar rapidamente um site com ótima aparência, o Wix é o vencedor.

O Wix não é tão flexível depois de criar um site básico, mas é uma ótima solução para criar rapidamente um site simples e bonito.

Já o WordPress ainda é bastante fácil – mas você terá que passar por algumas etapas quando se trata de hospedar seu site, e é um pouco mais complicado configurá-lo.

Wix

Veja como é fácil criar um site com o Wix: Primeiro, você se cadastra. Em seguida, você escolhe o tipo de site que deseja criar:


Escolhendo o tipo de site Wix a ser criado
Escolhendo o tipo de site Wix a ser criado

Escolhemos um site de restaurante para este exemplo. Depois de escolher seu tipo, você pode escolher entre todos os modelos relevantes:


Escolhendo um template Wix
Escolhendo um template Wix

E depois de escolher seu modelo, ele é carregado diretamente no editor Wix, onde você pode alterar facilmente texto, imagens e muito mais:


Editando seu template Wix
Editando seu template Wix

Quando terminar, tudo o que você precisa fazer é clicar em Publicar para colocar seu site no ar.

Todo o processo é simples e muito fácil para iniciantes... supondo que você goste dos templates pré-construídos do Wix e não queira personalizar muito as coisas.

WordPress

Enquanto com o Wix você pode se inscrever e começar a editar seu site imediatamente, o WordPress requer algumas etapas preliminares.

Antes de começar, você precisa se inscrever em um site de hospedagem na web e obter seu próprio nome de domínio.

Embora seja uma etapa extra, a maioria dos hosts da web hoje torna o processo bastante indolor – então você provavelmente está adicionando apenas 5 a 10 minutos para começar.

Depois de instalar o WordPress (ou seu host instalou o WordPress para você), você está pronto para escolher um "tema" para controlar a aparência do seu site:


Escolhendo um tema WordPress
Escolhendo um tema WordPress

Você pode encontrar temas gratuitos e pagos, e alguns temas também incluem o chamado conteúdo “demo” para que, assim como o Wix, só precise modificar o conteúdo pré-preenchido, em vez de construir seu site do zero.

Embora o WordPress não seja tão simples quanto o Wix, ainda é muito fácil para um não desenvolvedor criar um site funcional e bonito usando o WordPress.

Quanto controle você tem sobre a funcionalidade do seu site?

Enquanto o Wix ganhou em facilidade de uso, o WordPress ganhou em flexibilidade e personalização.

Wix

Se você deseja adicionar funcionalidades ao seu site Wix, você dependerá principalmente do Wix App Market:


O mercado de aplicativos Wix
O mercado de aplicativos Wix

Este mercado de aplicativos oferece mais flexibilidade do que algo como o Squarespace, mas ainda não chega perto de cobrir todas as coisas que você pode fazer com o WordPress.

Atualmente, o Wix App Market possui apenas 288 aplicativos no total. Como você verá em um seguida, isso não tem nada a ver com o WordPress.

Além disso, você também está severamente limitado quando se trata de fazer seus próprios ajustes de código (ou pedir a um desenvolvedor para fazer ajustes de código para você).

O Wix permite que você adicione código personalizado até certo ponto , mas apenas em um “iFrame sandbox ” com várias restrições.

WordPress

Com o WordPress, você tem muito mais flexibilidade em ambas as frentes.

Primeiro, vamos começar com plugins. Os plugins do WordPress permitem que você adicione novas funcionalidades ou modifique funcionalidades existentes sem precisar conhecer nenhum código.

Atualmente, o WordPress oferece mais de 53.000 plugins gratuitos diferentes que você pode instalar, com milhares de plugins premium.

Quer integrar as redes sociais ao seu site? Use um plug-in de mídia social. O mesmo vale para gerenciamento de anúncios , formulários de contato , questionários , iframes e praticamente todos os outros recursos que você possa imaginar.

E se você quiser construir todo o seu conteúdo com a facilidade de uso do editor Wix, você pode usar um dos muitos plugins do construtor de páginas:


Um exemplo de um construtor de páginas do WordPress
Um exemplo de um construtor de páginas do WordPress

Além disso, você (ou um desenvolvedor) é livre para adicionar qualquer código personalizado ao seu site, oferecendo ainda mais flexibilidade.

Ao contrário do Wix, você não precisa lidar com limitações de código.

Como cada plataforma lida com o comércio eletrônico?

O Wix oferece a funcionalidade de comércio eletrônico, mas não é tão flexível quanto o que você pode fazer com algo como WooCommerce ou Easy Digital Downloads no WordPress.

Wix

Com o Wix, você pode escolher entre um modelo de loja online pré-criado ou adicionar o aplicativo da loja a um modelo existente.

Por exemplo, na captura de tela abaixo, está adicionado a loja de aplicativos à página:


Gerenciamento de loja Wix eCommerce
Gerenciamento de loja Wix eCommerce

Você pode adicionar produtos e gerenciar sua loja por meio de sua interface:


Gerenciando produtos de comércio eletrônico no Wix
Gerenciando produtos de comércio eletrônico no Wix

Isso é ótimo para produtos simples – mas além de campos de texto simples, você não tem a flexibilidade de realmente se aprofundar e personalizar as informações do produto.

Se você está apenas vendendo uma camiseta – o Wix provavelmente é ok.

Entretanto, para produtos variáveis ​​ou personalizados, você provavelmente vai precisar de mais flexibilidade.

Por fim, a funcionalidade de comércio eletrônico do Wix está disponível apenas em seus planos especiais da Loja, que custam um pouco mais do que um site Wix normal.

WordPress

Embora o WordPress seja conhecido principalmente como uma plataforma de criação de sites, na verdade é a principal plataforma de comércio eletrônico.

Isso porque, segundo a BuiltWith, em julho de 2022, um total de 6.322.323 sites estão usando o WooCommerce, (uma plataforma para a criação de comércio eletrônico integrada ao WordPress) Isso representa 0,3% de todos os sites ou 4,64% dos milhões de sites mais acessados no mundo. Uma proporção considerável!

Portanto, com o WordPress, você vai precisar recorrer a um plug-in para adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico. As duas opções mais comuns são:

  • WooCommerce – focado principalmente em produtos físicos.

  • Easy Digital Downloads – focado principalmente em produtos virtuais.


O assistente de configuração do WooCommerce
Assistente de configuração do WooCommerce

Juntamente com cada plug-in básico de comércio eletrônico, você também pode encontrar grandes mercados de plug-ins complementares para expandir ainda mais sua loja.

Assim como nos sites comuns do WordPress, isso oferece muita flexibilidade para exibir seus produtos, gerenciar o atendimento de pedidos e muito mais.

Por exemplo, você pode até encontrar plugins que sincronizam o WooCommerce com um serviço de impressão sob demanda para que você possa terceirizar o atendimento de pedidos para outra pessoa.

Portanto, quando se trata de comércio eletrônico e Wix vs WordPress, o nível de flexibilidade é o motivo pelo qual o WordPress geralmente é uma plataforma muito melhor para criar uma loja de comércio eletrônico.

Quem controla seus dados em cada plataforma?

Embora no curto prazo isso não seja uma consideração importante para iniciantes, a propriedade dos dados deve ser um fator importante na sua decisão final. Por propriedade de dados, queremos dizer coisas como:

  • Você pode baixar uma cópia do seu conteúdo?

  • Você pode mover facilmente seu conteúdo para outro construtor de sites?

Quando se trata de propriedade de dados, o WordPress é um vencedor, claro.

Wix

Caso você esteja se perguntando por que estamos dizendo que não é nem um pouco rígido, aqui está a declaração do Wix sobre propriedade de dados, diretamente de sua base de conhecimento :

Seu site Wix e todo o seu conteúdo são hospedados exclusivamente nos servidores Wix e não podem ser transferidos para nenhum outro lugar.

Mais especificamente, não é possível exportar ou incorporar arquivos, páginas ou sites, criados usando o editor Wix ou o ADI, para outro destino ou host externo.

Então sim. Isso deve ser uma grande bandeira se você estiver preocupado com a propriedade dos dados.

Embora existam ferramentas de terceiros que oferecem soluções alternativas para, digamos, migrar o Wix para o WordPress, o Wix não oferece uma maneira fácil de fazer isso sozinho.

WordPress

Com o WordPress, você sempre tem controle total de todos os seus dados. Você pode baixar, exportar ou manipular 100% dos dados do seu site e exportar/importar usuários do WordPress porque você controla tudo.

Como cada plataforma garante a manutenção contínua?

Embora o ecossistema fechado do Wix não seja ideal para propriedade ou flexibilidade de dados, o principal benefício é que ele praticamente elimina a necessidade de gerenciar manutenção e segurança.

Com o WordPress, você precisará lidar com essas coisas sozinho ou encontrar um host WordPress com foco em segurança e manutenção.

Wix

Aqui não há muito o que falar porque o Wix faz tudo para você. Você nunca precisa se preocupar com atualizações ou vulnerabilidades de segurança.

WordPress

Com o WordPress, é o oposto. Ou seja, você é responsável por coisas como:

  • Manter a sua segurança;

  • Verificar e fazer atualizações de plugins;

  • Fazer backup de seus dados.

Isso não significa necessariamente que você tem que fazer essas coisas sozinho. Você ainda tem opções como:

  • Usar plugins de backup e segurança;

  • Escolher um host WordPress;

  • Contratar um serviço de manutenção do WordPress.

Quanto custa cada plataforma?

O Wix oferece preços mensais simples para que você sempre saiba exatamente quanto estará pagando.

Com o WordPress, as coisas são um pouco mais complicadas. Quanto ao que é mais barato, não há uma resposta certa.

Em geral, um site WordPress provavelmente será mais barato a longo prazo (devido ao faturamento mensal fixo do Wix).

Wix

O Wix tem dois conjuntos de planos mensais, dependendo se você planeja ou não ter uma loja de comércio eletrônico.

Aqui estão os preços para sites regulares do Wix:


Preços usuais do site no Wix
Planos Wix para sites pessoais (valores referentes a 13/12/2022)

E aqui estão os preços das lojas Wix eCommerce:


Preços do site de comércio eletrônico Wix
Preços Wix para negócios (e-commerce) (valores referentes a 13/12/2022)

Há também um plano Wix gratuito, mas você não pode usar seus próprios nomes de domínio e são exibidos anúncios do Wix .

WordPress

Com o WordPress, existem apenas dois custos fixos inevitáveis:

  • Hospedagem – hospedagem compartilhada barata pode custar apenas R$19,90 por mês.

  • Nome de domínio – geralmente R$49 por ano.

Além disso, você também pode precisar comprar temas e/ou plugins premium.

Eles não são necessários para executar um site WordPress, mas geralmente têm melhor funcionalidade, melhor suporte e/ou melhor design.

Wix ou WordPress: Qual é melhor para SEO?

Este é um tema muito controverso, alguns dirão que o Wix é melhor para SEO, enquanto outros dirão que o WordPress é.

No entanto, se eliminarmos os dois, nenhum deles se destacará quando se trata de fundamentos de SEO on-page.

Em ambas as plataformas, é possível gerenciar os seguintes elementos:

  • Edição dos títulos de páginas, meta descrições e tags H1-H6;

  • Os Sitemaps podem ser gerados para um rastreamento mais rápido e fácil do mecanismo de pesquisa;

  • Você pode adicionar tags alt a imagens em ambas as plataformas;

  • Modificar os URLs para que fiquem curtos e amigáveis;

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;

  • É possível se conectar ao Google Search Console, Bing Webmaster Tools, Google Analytics e etc.

Quando se trata de SEO off-page, um backlink, por exemplo, não se importa com o tipo de plataforma em que seu site foi construído.

A única área em que diríamos que o WordPress se destaca é a capacidade de ter mais controle sobre a velocidade do seu site e opções avançadas de indexação, pesquisa e bloqueio. Isso pode ter um impacto direto no SEO e nos rankings.

O Ahrefs publicou um estudo sobre o desempenho do Wix vs WordPress em SEO. Eles analisaram 6,4 milhões de domínios e descobriram que 46,1% dos sites WordPress tinham tráfego orgânico.

Para o Wix, em comparação, apenas 1,4% de seus domínios tiveram tráfego orgânico.

No entanto, devido a muitos fatores, muitos dos dados são inconclusivos.

Por exemplo, mais trabalho de SEO simplesmente é feito em sites WordPress, em comparação ao Wix.

De qualquer forma, o importante quando se trata de SEO é não focar tanto na plataforma, mas na qualidade do conteúdo que você publica, promoção nas redes sociais e backlinks que você constrói e outras boas práticas que são muito mais relevantes do que a ferramenta em que o site foi construído.

Wix ou WordPress: Qual você deve escolher?

Se você está apenas buscando por uma maneira fácil de construir um site e não está preocupado com a propriedade completa dos dados ou com a flexibilidade de personalização do seu site, o Wix provavelmente é a escolha ideal para você.

Mas lembre-se que se você decidir que quer flexibilidade mais tarde, será difícil migrar seu site do Wix para o WordPress.

Para a maioria dos usuários, o WordPress é provavelmente o mais adequado. É por isso:

  • Embora não seja tão amigável para iniciantes, ainda é fácil para a maioria dos iniciantes entender, e a comunidade WordPress continua tornando-o ainda mais fácil.

  • Você tem muito mais flexibilidade quando se trata de adicionar funcionalidades ao seu site graças ao enorme ecossistema de plugins do WordPress.

  • Você sempre tem controle total de seus dados e tem controle/propriedade total deles.

Agora é com você – já que este blog é sobre WordPress ou Wix, gostaríamos de saber a sua opinião aqui nos comentários! Curtiu? Compartilhe nas suas redes sociais!


Saiba mais sobre Wix ou WordPress no vídeo abaixo:

Créditos ao Canal: Tudo Sobre Sites

bottom of page