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Yoast SEO WordPress: Como esse plugin pode te ajudar?

O plugin Yoast SEO WordPress é fundamental se você quer melhorar o ranking orgânico do seu site.

Sabemos que o SEO do WordPress pode ser complicado, e o plugin Yoast entra como uma ferramenta muito útil para otimizar seu site para os motores de busca.

Portanto, a ORUN criou este guia para explorar o funcionamento interno do Yoast SEO WordPress: o que é, como ele pode ajudar a tornar seu conteúdo amigável tanto para o leitor quanto para o Googlebot.

O que é o plugin Yoast SEO para WordPress e por que usá-lo?

Uma vez instalado, o plugin Yoast SEO WordPress funciona como um assistente virtual, oferecendo técnicas para ajudá-lo a otimizar seu site.

Isso torna seu site mais acessível para os usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa, melhorando o SEO e a legibilidade do seu conteúdo.

Quando integrado ao Semrush, o Yoast SEO se torna uma ferramenta de SEO on-page ainda mais poderosa, podendo melhorar os rankings do seu site e oferece melhor controle sobre como suas páginas aparecem.

Dividimos este guia em três partes:

  • O plugin Yoast SEO WordPress para iniciantes;

  • Yoast SEO WordPress para usuários avançados;

  • Usando a Keyword Magic Tool da Semrush com Yoast SEO.

O plugin Yoast SEO WordPress para iniciantes

Yoast SEO é uma ótima ferramenta para iniciantes porque oferece uma configuração passo a passo bastante intuitiva.

Depois de instalar o plugin, abra o assistente de configuração. Você precisa responder a algumas perguntas de configuração inicial para fornecer ao Yoast algumas informações básicas sobre o seu site. Então você pode começar a otimizar seu conteúdo.

Imagine que você escreveu uma nova postagem no blog e está pronto para compartilhá-la.

Comece verificando a meta box e a barra lateral do Yoast SEO (elas aparecem em lugares diferentes na página de criação do seu artigo).

Lá você encontrará os recursos para usar ao editar seu artigo.

Se você é um novo usuário, aqui estão os recursos aos quais você deve prestar atenção:

  • Palavra-chave principal

  • Análise de legibilidade

  • Análise de SEO

  • Visualizar no Google

  • Visualização no Facebook e Twitter

  • Plano

  • Conteúdo da pedra angular

Palavra-chave principal

Se você está tentando ranquear palavras-chave para o Google, essa métrica será importante para você.

A palavra-chave principal é a primeira caixa que aparece na barra lateral do Yoast para WordPress.

Nesta seção, o Yoast solicita que você insira uma palavra que deseja classificar nos resultados de pesquisa.

Claro, isso significa que você precisa começar com a pesquisa de palavras-chave para descobrir a melhor palavra-chave a ser usada.

Depois de inserir sua palavra-chave principal, o Yoast fornece feedback direto sobre como a palavra-chave se encaixa no seu texto:

Print da aba "focus keyphrase" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: WordPress

Siga os marcadores codificados por cores para ver o que você está fazendo bem e o que precisa ser melhorado.

Quando todos os marcadores estiverem verdes, estará bom.

Análise de legibilidade

A análise de legibilidade está na seção principal de palavras-chave. Aqui, o Yoast analisa seu artigo para determinar se é fácil de ler.

O plug-in verifica seu texto em busca de fatores como frases individuais, palavras de transição e estrutura de parágrafo para fornecer pontuações individuais. Estes somam-se para dar uma pontuação geral.

Print da aba "readbility" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: WordPress

A legibilidade é essencial para um bom SEO, pois um texto mal estruturado ou pouco claro pode confundir os leitores.

Seguindo as sugestões de melhoria do Yoast, você pode otimizar o texto da sua página e melhorar a legibilidade do seu conteúdo.

Análise de SEO

Enquanto a análise de legibilidade informa o quão amigável é um texto, a guia de análise de SEO estuda seu texto para informar o quão amigável ele é para os mecanismos de pesquisa.

Use esta ferramenta para verificar o tamanho de seus metadados, como você usou sua palavra-chave principal, os links que você usou em seu artigo e os elementos de seu snippet.

Você obtém pontuações para cada um desses elementos, bem como uma pontuação geral de análise de SEO.

Faça bom uso desse feedback e fique de olho em seus marcadores codificados por cores para garantir que você esteja fazendo o melhor trabalho possível.

Visualizar no Google

Esta seção mostra uma prévia do seu site na SERP do Google.

Lembre-se de que a SERP real não tem 100% de garantia que será igual à visualização.

Embora o Google aceite seu envio como um conselho, ele ainda pode fazer alterações em suas SERPs.

No entanto, fornecer conteúdo bem otimizado é um bom sinal para o Google, pois indica que seu site é confiável.

Print da aba "Google preview" do plugin Yoast SEO do WordPress.
Crédito: WordPress

Visualização no Facebook e Twitter

Esta seção permite que você veja como seu artigo pode aparecer quando compartilhado no Facebook ou Twitter.

Não se esqueça de personalizar partes importantes do artigo, como o cabeçalho e a descrição, para aumentar o impacto.

Embora as postagens de mídia social tenham pouco efeito nas classificações de SEO, elas podem ajudar a aumentar a frequência com que suas postagens são compartilhadas, o que pode aumentar o número de visitantes do seu site.

Print da aba "Social" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: WordPress

Aba schema

Os dados do esquema ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o tipo de conteúdo com o qual estão interagindo.

O padrão do Yoast é "post", mas você pode personalizar essa configuração na guia Schema para suas postagens e páginas individuais.

Se o seu conteúdo se enquadrar em outra categoria, escolha uma opção mais específica.

Print da aba "Schema" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: WordPress

Conteúdo da pedra angular

Esta é a guia que permite marcar seu novo artigo como conteúdo fundamental.

O conteúdo de pedra angular é o conteúdo essencial para a mensagem do seu site.

Geralmente, são artigos mais longos ou mais aprofundados que tratam do núcleo do seu negócio.

Cabe a você marcar o conteúdo do seu site como base; e você pode fazê-lo na caixa meta.

Marcar uma postagem ou página como conteúdo fundamental tornará mais difícil obter uma boa legibilidade ou pontuação de SEO, mas isso não significa que você não deva.

O Yoast está aumentando seus requisitos de conteúdo fundamental para garantir que seja ainda mais otimizado do que seus artigos regulares.

Isso significa que seus artigos mais importantes alcançarão mais pessoas, o que vale a pena a longo prazo.

Plugin Yoast SEO WordPress para usuários avançados

Se você já trabalha com o Yoast SEO há algum tempo, provavelmente já fez otimizações mais avançadas.

Nesta seção, vamos nos concentrar na configuração geral do seu site, começando com as guias Geral, Títulos e Metas e Mídias Sociais, todas encontradas na barra lateral esquerda.


Print da aba "General" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: WordPress

A guia Geral

A guia Geral tem três subseções: Painel, Recursos e Ferramentas do Google para webmasters.

Painel

Na seção Dashboard, o Yoast aponta possíveis problemas com seu SEO e sugere soluções para corrigi-los.

Também é aqui que você encontrará o assistente de configuração se quiser alterar suas configurações.

Características

A guia Recursos oferece controle sobre a maior parte do que você pode fazer com este plug-in.

Como o nome sugere, é aqui que você selecionará quais recursos do Yoast SEO você deseja usar.

Por exemplo, se você deseja que o Yoast realize uma análise de SEO para ver como seu site irá se comportar, mas não quer verificar a legibilidade do seu texto, você pode habilitar ou desabilitar esses recursos independentemente um do outro.


Botões on/off do Yoast SEO.
Crédito: WordPress

Outros recursos incluem:

  • Sitemaps XML: São listas de URLs que representam o mapa do seu site e estão disponíveis publicamente para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear. Yoast SEO ajudará você a gerá-los automaticamente.

  • Integração com Ryte: Verifica a indexação do site semanalmente em busca de erros de indexação que afetam a visibilidade do seu site. Esse recurso é, portanto, muito útil para garantir que os mecanismos de pesquisa sempre encontrem seu site.

  • Segurança: Útil para limitar o número de pessoas que podem fazer alterações significativas em seu site e sua estrutura.

Ferramentas para webmasters

Na guia Ferramentas do Google para webmasters, você pode vincular seu site aos principais mecanismos de pesquisa e verificar se ele atende aos vários requisitos.

Print da aba "Webmaster Tools" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: WordPress

Se você deseja verificar seu site para o Google, por exemplo, selecione o link "Google Search Console" e copie e cole o código que o Google envia de volta para você na guia.

Após essa verificação, você receberá informações sobre seu desempenho nas SERPs do Google.

A guia Títulos e Metas

A guia Títulos e Metas controla a aparência do seu site nas SERPs.

Na aba Geral da seção Títulos & Metas, você pode personalizar a forma como seu título é exibido (o título principal da SERP), e ainda é possível modificar detalhes, como o separador de títulos.

Print da aba "Search Appearance" do Plugin Yoast SEO.
Crédito: WordPress

Você também pode editar o título e a meta descrição do seu snippet do Google (usando as variáveis ​​do snippet para guiá-lo).


Print da aba "SEO Title" do Yoast para WordPress.
Crédito: WordPress

Print da outra parte da aba "SEO Title" para WordPress.
Crédito: WordPress

Mas isso é só o começo!

Vamos dar uma olhada nas diferentes guias desta seção e os seus usos.

O gráfico de conhecimento do Google

Na seção Gráfico de conhecimento do Google, você pode controlar o que aparecerá em seu cartão de informações do Google (se tiver um).

Print da aba "Knowledge Graph & Schema.org" do Plugin Yoast SEO.
Crédito: WordPress

O Yoast SEO fará a curadoria do seu código para garantir que essas informações sejam passadas ao Google.

Isso mantém seu Painel de Conhecimento atualizado e dá ao seu site uma exposição fantástica, ao mesmo tempo em que fornece informações precisas.

Tipos de conteúdo

Com a guia Tipos de conteúdo, você pode definir modelos para meta títulos e meta descrições para todos os diferentes tipos de conteúdo, incluindo:

  • Itens

  • Páginas

  • Tipos de itens personalizados

  • Taxonomias

  • Taxonomias personalizadas

  • Arquivar páginas

Isso ajuda a garantir consistência em seu conteúdo. O Yoast fornece variáveis ​​de snippet para guiá-lo.

Se desejar, você também pode criar seu próprio conteúdo personalizado.

Print da aba "Post" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: Yoast

A guia Tipos de conteúdo também permite que você escolha se deseja exibir a data de publicação de sua postagem em seu trecho, para que as pessoas possam ver se suas postagens foram criadas recentemente.

Se você atualiza seu site com frequência, exibir a data de publicação na SERP permite que o usuário saiba que seu conteúdo está atualizado. Isso o encoraja a escolher seu site em vez de um concorrente.

Se você atualizar seu site com menos frequência, poderá optar por ocultar a data de publicação, pois ela não fornece nenhuma informação útil.

Taxonomias

A guia Taxonomias é onde o Yoast permite controlar quais categorias e tags aparecem nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Recomendamos selecionar "não" quando o Yoast perguntar se você deseja mostrar tags nos resultados da pesquisa.

Isso impedirá que o conteúdo duplicado apareça.


Print da aba "Tags" do Plugin Yoast SEO.
Crédito: Yoast

breadcrumbs

Esta seção permite que você configure a trilha de navegação do seu site, chamada trilha de breadcrumb.

Essa trilha está presente em quase todas as páginas de um site, indicando o caminho percorrido pelo usuário no site.

Breadcrumbs estão na forma de links clicáveis, facilitando a navegação para trás a partir da página atual.

Eles também são úteis para o Google porque indicam como seu site está estruturado. Eles podem até aparecer nos SERPs:

Print de um resultado da SERP do Google.

Depois de certificar que o seu tema WordPress suporta breadcrumbs, tudo o que você precisa fazer é ativá-lo na seção Títulos e Metas.

Print da aba "Como inserir breadcrumbs em seu tema WordPress"
Crédito: Yoast

Você pode escolher como seu breadcrumb é exibido e para onde ele leva. Você também pode decidir quais categorias (se houver) aparecerão em sua trilha de navegação.


Print da aba "breadcrumb settings" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: Yoast

O Yoast também permite especificar quais categorias, tags e formatos estão associados.


Print das caixas de seleção "Content Type Archive" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: Yoast

Isso oferece grande flexibilidade e permite incluir apenas os tipos que melhor se adequam ao seu site.

A aba Redes Sociais

Essa guia permite vincular seus perfis de redes sociais ao site da sua empresa. Esses dados são usados ​​como metadados para preencher o gráfico de conhecimento.

Print da aba "Search Appearance" do Yoast SEO WordPress.
Crédito: WordPress

Se você administra um site pessoal e não consegue encontrar esta seção, não se preocupe; para usuários pessoais, você o encontrará nas configurações do usuário.

Usando a Keyword Magic Tool da Semrush com Yoast SEO

Use esta ferramenta para descobrir palavras-chave relevantes com alto volume de pesquisa para você incluir no conteúdo do seu site.

Tudo o que você precisa fazer para usar esse recurso integrado é conectar sua conta Semrush ao seu Yoast SEO no WordPress.

Funciona para usuários gratuitos e premium, mas a conta gratuita só permite que você faça 10 consultas a cada 24 horas.

Existem apenas cinco etapas para usar esse recurso:

1. Digite sua palavra-chave principal no campo correspondente na barra lateral e clique no botão "Obter palavras-chave relacionadas".

Print da opção "focus keyphrase" nas opções laterais do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: Yoast

2. Faça login na sua conta Semrush e especifique o tipo de palavras-chave relacionadas que deseja ver (você pode alterar o país e o idioma de sua pesquisa).


Print da opção "Related Keyphrase" do Yoast Seo.
Crédito: Yoast

3. Obtenha sua lista de palavras-chave relacionadas para o local e idioma escolhidos, juntamente com o volume de pesquisa (o número médio de vezes que essa palavra-chave foi pesquisada no ano anterior) e a tendência (como o interesse evoluiu desde o ano anterior).


Print das palavras-chave relacionadas, tal como seus volumes de busca na aba "Related Keyphase" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: Yoast

4. Para usuários do Yoast SEO Premium, é possível clicar em "Adicionar como palavra-chave relacionada" e movê-lo imediatamente para a barra lateral Premium no cabeçalho "Palavra-chave relacionada", para que possa ser usado posteriormente.

Outro print das palavras-chave relacionadas, tal como seus volumes de busca na aba "Related Keyphase" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: Yoast

Outro print das palavras-chave relacionadas, tal como seus volumes de busca na aba "Related Keyphase" do Yoast SEO para WordPress.
Crédito: Yoast

A etapa final para usuários Premium nos leva de volta ao início do nosso artigo. Agora é a hora de otimizar seu conteúdo para suas novas palavras-chave com o plugin Yoast SEO para WordPress.

Yoast SEO WordPress é indispensável

Por si só, o plugin Yoast SEO WordPress é uma poderosa ferramenta de otimização para sites, independentemente do tamanho.

Se você é novo no mundo do Wordpress, ou um profissional experiente, o plugin Yoast SEO para WordPress é uma solução obrigatória para qualquer projeto de SEO.

Ah! E não se esqueça de navegar pelo nosso blog para mais artigos como este.


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